Quinta, 08 Novembro 2018

Reunião 08/11/2018

No dia 8 de novembro de 2018, a Câmara Municipal realizou uma audiência, às 18 horas na sede da Câmara, cuja finalidade foi o atendimento ao Requerimento nº 28/2018 de autoria do vereador Tim Maritaca, para discussão de assuntos relacionados a animais errantes, cães especialmente, que vivem pelas ruas desta cidade.
Estiveram presentes na audiência o Sr. Magno da Silva Gonçalves – Responsável pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica do Município, a Sra. Marta Madeira – representante da ONG “Sociedade Protetora dos Animais de Cláudio – SPAC e o Secretário de Saúde do Município, Senhor João Carlos Vilela Marques, além dos Vereadores (Ausentes Heriberto Tavares Amaral e Heitor de Sousa Ribeiro).

O vereador Tim Maritaca justificou a apresentação do seu Requerimento nº 28/2018 solicitando a convocação da Audiência Pública e em seguida fez uso da palavra o Sr. Magno da Silva Gonçalves, que usando de recursos visuais – projeção – expôs de forma sucinta, dentre outras informações, sobre o controle populacional de cães e gatos que o Poder Executivo de Cláudio vem realizando, e esclareceu que os cães errantes são um problema de saúde pública no mundo inteiro, tendo poucos países um controle populacional adequado de cães e gatos. Dentro da sua explanação enfatizou a negligência das administrações anteriores sobre o problema dos cães errantes, que é um problema de difícil solução, mas que a prefeitura de Cláudio tem tentado resolver o com ações próprias. Falou sobre a criação do programa municipal de controle da leishmaniose visceral; adequação do canil municipal no qual os animais ficam abrigados provisoriamente; vacinação antirrábica animal que sempre é feita; bloqueio de casos de raiva em herbívoros; assinatura de termo de compromisso positivo assinado com o Ministério Público; parceria com a Associação Regional de Proteção Ambiental - ARPA – de Divinópolis/MG; que em 2017 e 2016 teve início aos trabalhos de recolhimento, avaliação e castração e eutanásia de animais; dentre outras explicações.

Na sequência da fala do Servidor da Prefeitura de Cláudio se manifestou a representante da SPAC – Sra. Marta Madeira, também usando de recursos visuais, projeção, a qual fez uma explanação sobre o que é a SPAC e o trabalho realizado pela Sociedade. Em sua fala também deu ênfase à importância da castração, para controle da população de animais; falou sobre a necessidade da SPAC ter uma sede fora do centro da cidade para que abrigar provisoriamente os animais em tratamento ou que aguardam adoção e reforçou o pedido a Prefeitura para doação do terreno para a construção da SPAC.

Também se manifestaram o Secretário de Saúde Senhor João Carlos que fez breves considerações, além de alguns Vereadores, e na sequência foram realizadas as perguntas pela sociedade as quais foram devidamente respondidas; logo após o Presidente agradeceu à todos pela presença e esclarecimentos.

Câmara Municipal de Cláudio

Poder Legislativo