Quarta, 05 Junho 2024

Tribuna Livre: Professores e alunos da UEMG Cláudio falam sobre greve e cobram apoio do Poder Legislativo ao movimento

Um grupo de Professores da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) que atuam no município de Cláudio ocuparam a Tribuna Livre da Câmara na segunda-feira (03) para cobrar apoio do Poder Legislativo ao movimento grevista dos docentes. Estudantes também estiveram presentes.

Eles pediram aos vereadores apoio no sentido de apresentação de uma Moção de Protesto ao Governo de Minas e em apoio às demandas apresentadas.

A aluna Luciana Ferreira e o professor Luan Thomas falaram em nome da UEMG Cláudio e da paralisação que acontece por tempo indeterminado.

Todos os vereadores falaram durante o momento e as discussões giraram em torno das ações dos docentes, as negociações e o que foi ou não atendido.

O presidente Kedo Tolentino pediu que os ocupantes da Tribuna Livre procurassem a secretaria para que fosse editada uma Moção, que ser assinada por todos os 11 vereadores.

A greve
Entre as reivindicações do corpo docente listadas pela entidade estão o cumprimento do acordo de greve anterior com a incorporação das gratificações ao vencimento básico; aumento e implementação das dedicações exclusivas (DE´s); pagamento por titulação para docentes em estágio probatório; e concurso público.

Também são reivindicados respeito à autonomia universitária, recomposição orçamentária da UEMG, reajuste salarial, aumento no valor da ajuda de custo, com sua manutenção durante as licenças médicas, maternidade/paternidade, e garantia de pagamento por titulação.
.
Assessoria de Comunicação Social do Poder Legislativo