Quarta, 20 Dezembro 2023

Comenda Zumbi dos Palmares - LUCIMAR GREGORIO MARCELINO DE PAULA - INDICADA PELO PODER EXECUTIVO

Lucimar Gregório Marcelino de Paula, carinhosamente conhecida como "Lucinha", é natural de Cláudio/MG, nascida aos 11/07/1977 no "Quilombo dos Marcelinos", onde hoje é denominada a comunidade do "Bananal".

É filha de Arlindo Marcelino (in memoriam) e Rosária Conceição Gregório Marcelino, os quais tiveram nove filhos. Estudou na Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves onde cursou o ensino médio, e desde criança acompanha seu pai nas festas de reinado, além de ajudar sua mãe nos afazeres domésticos, já trabalhou em lavoura de café, plantação de eucalipto e como segurança em festas.

"Lucinha" é católica, já participou do “Coral Angelus, o qual foi fundado por seu saudoso pai”. Também foi catequista no salão São Geraldo, e é devota de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.

Aos 16 anos casou-se com José Gonçalves de Paula, que também participava dos ternos de reinado. Dessa união tiveram 07 filhos, dos quais 02 faleceram ainda crianças, e tem 05 netos que são os amores de sua vida. Infelizmente, aos 24 anos perdeu seu esposo, ficando com a difícil tarefa de criar e educar os filhos ainda pequenos.

Aos 23 anos se tornou capita do terno, e aos 37 anos recebeu em cerimônia de corpo presente o bastão do Terno da Lavoura, o qual é passado de geração em geração desde o ano 1850 pela família Marcelino. Atualmente é capitã e comandante do terno, exercendo responsabilidades e funções que exigem muita paciência e determinação, mas que são realizadas com muito amor e fé a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.

Lucimar faz questão de dizer que veio do Bananal, local onde teve inicio o reinado de Nossa Senhora do Rosário em nosso município. Como sua origem é motivo de muito orgulho, ela busca conscientizar os membros da família sobre a importância da herança deixada pelos seus antepassados.