Quarta, 20 Dezembro 2023

Medalha Zumbi dos Palmares - JAIR GERALDO DE OLIVEIRA - INDICADO PELO PODER LEGISLATIVO

Jair Geraldo de Oliveira nasceu em 10 de janeiro de 1951, na comunidade da Rocinha, localizada em Cláudio, Minas Gerais. Foi nessa pequena comunidade que ele passou parte de sua infância, desenvolvendo as bases de sua personalidade e caráter.

Aos 5 anos de idade, Jair mudou-se para a comunidade de Palmital, no mesmo município, onde sua jornada de vida tomou forma.
Desde cedo, Jair mostrou um espírito trabalhador e resiliente. Com apenas 8 anos de idade, já estava envolvido em tarefas árduas no campo, como capinar, roçar pastos e trabalhar como carvoeiro. Essas experiências moldaram sua ética de trabalho e determinação.

Ao longo de sua vida, Jair também viveu em outras comunidades, incluindo 7 Lagoas e a comunidade da Bocaina. Foi na Bocaina que ele teve a oportunidade de conhecer e se apaixonar por Judite Souza Moreira e Oliveira, que se tornaria sua esposa. Juntos, eles construíram uma família incrível, tendo 6 filhos: Cleber (em memória), Cleria, Claudiane, Ana Maria, Kelen e Eder. Além disso, ao longo dos anos, Jair e Judite receberam a bênção de se tornarem avós de 15 netos e bisavós de vários bisnetos.

Jair Geraldo de Oliveira herdou de sua família uma profunda devoção religiosa. A devoção a Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia, São Benedito e Nossa Senhora das Mercês sempre desempenhou um papel central em sua vida. Essa fé levou Jair e toda a sua família a se tornarem membros ativos da irmandade do Rosário.

Hoje em dia, a família de Jair continua a honrar essas tradições religiosas e culturais. Eles são parte integral do Terno Moçambique da Nossa Senhora do Rosário, liderado pelo Sr. Jair Samuel Gastão e outros capitães dedicados. Esse grupo é altamente respeitado nas festas do Congado de Cláudio, Minas Gerais, e na região circundante, sendo uma referência na preservação das tradições culturais locais.

A vida de Jair Geraldo de Oliveira é uma história de trabalho árduo, fé profunda e dedicação à sua família e comunidade. Sua contribuição para a preservação das tradições culturais e religiosas é inestimável, e seu legado perdurará nas gerações futuras.