Segunda, 28 Agosto 2023

Vice-presidente denuncia que prefeitura perdeu recurso obtido para construção de Unidade Básica de Saúde

Situação levantada pelo vereador Fernando Tolentino, durante sessão extraordinária desta segunda-feira (28), recebeu manifestações do presidente Kedo Tolentino e dos vereadores Tim Maritaca e Darley Lopes, que lamentaram; recurso do Governo do Estado havia sido comunicado pelo Deputado Lucas Lasmar na semana passada. Falta de documentação teria sido o motivo da perda do recurso de R$ 1,9 milhão, segundo Fernando Tolentino

A sessão plenária extraordinária realizada nesta segunda-feira (28) foi marcada pela derrubada de veto do Poder Executivo, aprovação de requerimentos e Moções.

Mas o momento mais debatido da reunião foi durante a manifestação do vice-presidente Fernando Tolentino (PSDB), que denunciou que a prefeitura perdeu o recurso no valor de R$ 1.900.000,00 (Hum milhão e novecentos mil reais) que o Governo de Minas havia aprovado e foi anunciado pelo Deputado Estadual Lucas Lasmar junto do vereador no último dia 18. A verba seria para construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Bairro Capelinha.

De acordo com o vice-presidente, o motivo da perda do recurso está relacionada ao fato do Poder Executivo não enviar a documentação necessária no tempo hábil e estipulado pelo Governo de MG. “Por incompetência do Poder Executivo a população perdeu esta construção. Por atraso na apresentação de documentação, o Estado recusou a proposta da prefeitura. Venho falar da minha tristeza com esta situação”, denunciou durante a Tribuna Livre.

O Presidente da Câmara, vereador Kedo Tolentino, acompanhou o vereador Fernando e destacou seu descontentamento com este fato trazido ao conhecimento público na reunião.

“Acompanhei muito falatório dias atrás na mídia e o que devia ser feito não foi, que é apresentar os documentos. Fico pesaroso com o que aconteceu”, relatou Kedo Tolentino.

Ainda manifestaram sobre o assunto os vereadores Tim Maritaca e Darley Lopes, estes que sugeriram a convocação dos secretários responsável pela Secretaria de Saúde e pela Secretaria de Planejamento e Gestão. Ainda na sessão, foi derrubado por 6 votos a 5 o veto do Poder Executivo à proposição de lei 16/2023, que trata sobre o aprimoramento de políticas públicas municipais no interesse da população local por meio da criação de Política Pública relativa à Segurança Escolar.

Com a derrubada do veto, a proposição volta novamente para ser sancionada, que tem prazo regimental para promover o ato. Cabe a Mesa Diretora promulgar a lei caso não haja a sanção do Poder Executivo.

A sessão plenária extraordinária contou com a presença dos 11 vereadores e foi transmitida ao vivo pelos canais oficiais do Poder Legislativo.

Assessoria de Comunicação Social do Poder Legislativo