Quarta, 31 Mai 2023

Tribuna Livre: Diretoria da UEMG vem até a Câmara solicitar apoio para construção de quatro novas salas para comportar aumento dos alunos nos últimos anos

A diretora da UEMG Cláudio, professora Valdilene Gonçalves Machado, fez uso da palavra na Tribuna Livre da Câmara, durante o grande expediente da sessão plenária da última segunda-feira, dia 29 de maio.

A educadora esteve acompanhada da sua vice, Maria Augusta Assis Vieira, e da professora Letícia Siqueira Lemos, além do representante do Diretório Acadêmico da UEMG, Eric Cardoso.

Valdilene apresentou o crescimento da unidade de Cláudio da universidade pública e pediu um esforço para construção de quatro novas salas para comportar o aumento do número de alunos nos últimos anos.

A diretora citou que tem mantido uma relação de apoio e de diálogo com o poder público e disse que, recentemente, uma parceria com o Executivo resultou na construção de três salas e banheiros, mas que ainda é insuficiente para comportar os quatro cursos e 520 alunos matriculados neste ano de 2023.

“Houve um aumento de 347% novos alunos sem ampliação da UEMG até então. Para suportar este crescimento da unidade, além das três salas, serão necessárias a construção de mais quatro salas, um espaço para laboratório de informática e um para o núcleo de práticas jurídicas, do novo curso de Direito, que passou a ser ofertado este ano”, disse Valdilene.

A diretora cita que salas estão tendo que serem cedidas pela Escola Estadual Tancredo Neves e em uma escola municipal, mas que é uma situação que traz reclamação por parte dos alunos e impacta diretamente no desempenho deles.

Após a fala da diretora, fizeram uso da palavra e manifestaram favoráveis à devolução da parte do duodécimo da Câmara os vereadores Tim Maritaca, Evandro da Ambulância, Maurilo do Sindicato e Marcos Paulo Dutra.

Durante uso da palavra, o Presidente da Câmara, vereador Kedo Tolentino, destacou que neste ano de 2023 os vereadores Fernando Tolentino, Darley Lopes e Sargento Moisés indicaram uma emenda de bancada de R$ 210 mil para a construção das salas. Disse também que a UEMG Cláudio dispõe de um caixa de R$ 90 mil e que as quatro salas e toda infraestrutura deve ficar em média de R$ 600 mil, sendo R$ 150 mil cada sala.

Com isso, com os R$ 300 mil já garantidos, se comprometeu junto ao Deputado Estadual Gustavo Valadares a intermediar uma emenda parlamentar de R$ 150 mil para indicação no início do próximo semestre e a devolver R$ 150 mil da Câmara para destinar à construção. “Fazendo estas liberações, que comecem as obras. Já começa com duas salas. Mais R$ 150 mil de emenda e R$ 150 mil para inteirar, o próprio prefeito pediu, a gente faz pela devolução da Câmara para formar o custo total de toda obra. Agradeço e conto com o apoio e ajuda de todos os vereadores”, comentou o presidente Kedo Tolentino.

A diretora agradeceu o apoio e o estreito relacionamento com a Câmara. Disse que a Casa Legislativa sempre teve um comprometimento também com a educação superior.

Assessoria de Comunicação Social do Poder Legislativo