Quinta, 13 Abril 2023

Câmara marca presença em reunião de apresentação dos dados do Censo Demográfico de 2022

Representantes da Câmara Municipal e da Prefeitura de Cláudio participaram, na manhã desta quinta-feira (13), da apresentação dos dados relativos ao Censo Demográfico de 2022 realizado pelo IBGE no município.

A coordenação regional do IBGE apresentou os dados compilados em forma de estatística, conforme trabalho realizado pelos agentes censitários durante o último ano.

Segundo dados apresentados, o município aumentou em 68,3% o número de residências em relação ao Censo de 2010, o último realizado pelo Governo Federal. Com isso, saltou de 9.711 domicílios para 14.216 no Censo de 2022.

Já a evolução da população foi outro fator que chama a atenção. Enquanto a maioria das cidades diminuiu a quantidade populacional, Cláudio é um dos municípios que obteve crescimento. Mesmo com diminuição das famílias, um dos fatores, segundo o IBGE, é a oferta de emprego que tem atraído novos moradores.

Os números mostraram uma evolução em relação ao Censo de 2000 e 2010. Em 2000, eram 22.522 habitantes, em 2010 o total de 25.771 e, agora, no Censo de 2022, foram 29.919 cidadãos entrevistados pelos agentes censitários, total de moradores que serão somados com mais 92 casas que não tiveram pessoas localizadas.

Com o cálculo a ser acrescido, conforme dados do IBGE no Rio de Janeiro, a população deverá bater a casa de 30 mil habitantes, quantidade de pessoas inferior à estimativa do Tribunal de Contas da União (TCU) divulgada no final de dezembro com os números apurados na época e projeções ainda faltantes.

O resultado oficial com a população exata será divulgada de maneira oficial na primeira semana do mês de maio, segundo informou o coordenador Willian do IBGE, este que terá valor legal.

Ele explicou o motivo do município ter crescido em casas, mas não seguiu a mesma proporção de 68,3% em população. "Os números mostraram que as famílias, nos últimos dois Censos, reduziram a quantidade de filhos. É uma questão que vem diminuindo na região Centro-Oeste Mineira em 'meia pessoa' por casa a cada Censo", disse.

A Câmara Municipal de Cláudio cedeu o seu subsolo para o trabalho das agentes do IBGE no ano de 2022, que realizaram o trabalho na zona urbana e rural do município.

Representaram a Câmara na reunião a assessora contábil, Brianez Valéria de Oliveira, e o assessor legislativo e de comunicação, Thiago Góis.

Já a Prefeitura foi representada pelo prefeito Reginaldo Freitas, vice-prefeito Geraldinho do Inácio, chefe de gabinete, Neli Rodrigues, e pelo assessor de comunicação, Giovane Martins.

.

Assessoria de Comunicação Social do Poder Legislativo