Quinta, 13 Abril 2023

Projeto que concede reajuste no vencimento dos profissionais da Educação Básica permanece nas comissões por falta de acordo sobre percentual a ser fixado

Procuradoria Legislativa manifestou pela ilegalidade da compensação prevista no parágrafo único do Art. 2º da Proposição por ausência de previsão legal permissiva

Sem um acordo até então, permaneceu nas comissões a tramitação do Projeto de Lei Complementar 07/2023, que ‘concede reajuste no vencimento básico dos profissionais do Magistério Público da Educação Básica’.
Conforme o projeto de autoria da prefeitura, fica concedido o reajuste remuneratório de 14,95% aos servidores da Educação Básica do Município, de forma retroativa a 01º de janeiro de 2023, descontando-se o percentual de 5,93% já concedido a título de Revisão Geral Anual por meio do Decreto Municipal n.º 259/2023.
O procurador do Poder Legislativo, Rodrigo Germini, opinou pela ilegalidade deste dispositivo ao entender que revisão anual e o piso têm natureza distinta. “Opinamos pela ilegalidade da compensação prevista no parágrafo único do Art. 2º da Proposição, por ausência de previsão legal permissiva, tratando-se, além disso, de benefícios de natureza jurídica distinta, não sendo lícito compensar percentual de reajuste remuneratório com índice de revisão geral anual, dada a diferenciação entre os institutos e a ausência de previsão ou autorização legal para tanto”, citou.
Na última segunda-feira (10), após o procurador opinar pela ilegalidade do referido dispositivo, os parlamentares tiveram uma ampla discussão em torno do projeto. A Secretária de Educação Geny Melo e a Secretária de Planejamento e Gestão, Gabriela Fonseca, chegaram a participar da sessão de comissões e falaram da matéria e das intenções do Poder Executivo.
Com a finalidade de sanar o vício, o procurador sugeriu uma emenda ou um substitutivo para que fosse corrigida a questão do percentual, que seria de 9,02% conforme seu entendimento. As discussões se prolongaram e o presidente das comissões decidiu manter a proposição nas comissões até que se chegue a um consenso. Uma audiência pública chegou a ser sugerida pelo vereador Darley Lopes, esta ainda não deferida até então pela presidência.
Vereadores da base do Governo ficaram de verificar a possibilidade do envio de um substitutivo, situação também ainda não definida.

Projeto
Conforme o projeto de lei complementar, o Poder Executivo pretende promover, em relação aos profissionais do Magistério Público da Educação Básica Municipal (servidores ocupantes dos cargos de Professor I, Professor II, Pedagogo e Professor de Atendimento Educacional Especializado - PAEE), o reajuste de seus vencimentos, no percentual de 14,95% (quatorze inteiros e noventa e cinco centésimos por cento), sendo que neste valor já está englobado o percentual referente a revisão geral anual de 5,93% (cinco inteiros e noventa e três centésimos por cento) concedido aos servidores por meio do Decreto n.º 259, de 16 de janeiro de 2023, ficando assegurado o pagamento retroativo da complementação do reajuste entre 1º de janeiro de 2023 até a data da publicação desta Lei.

“Tal medida visa atender ao percentual de atualização aprovado para o Piso Salarial Nacional dos Profissionais do Magistério Público da Educação Básica. O percentual de atualização aprovado pelo Governo Federal, para o ano de 2023, e fixado através da Portaria nº 17/2023, foi de 14,95%. No entanto, em 1º de janeiro de 2023 o Poder Executivo já havia concedido revisão geral anual de 5,93% (cinco inteiros e noventa e três centésimos por cento) a todos os seus servidores, conforme Decreto nº 259, de 16 de janeiro de 2023”, informou a prefeitura.

Assessoria de Comunicação Social do Poder Legislativo