Quinta, 06 Outubro 2022

Câmara aprova nomeação de espaço público no Residencial Acácias de 'José Silveira Campos'

Em sessão extraordinária ocorrida no dia 29, o plenário aprovou por unanimidade em turno único e redação final o projeto de lei (PL) 48/2022, que nomeia espaço no bairro Residencial Acácias de ‘José Silveira Campos’.

A proposição é de autoria do vereador Fernando Tolentino (PSDB) e dá nomeação a próprio público. Conforme a matéria aprovada, ficou denominada como “José Silveira Campos” o espaço público situado no encontro das Ruas Beija Flor, Perdizes e Cerejeira, no Residencial Acácias, neste Município, nos termos da Lei Municipal n.º 1.195, de 21 de novembro de 2008.

“A denominação conferida por esta Lei permanecerá inalterada caso o espaço público se torne Rua, Avenida, Travessa ou qualquer outra espécie de Próprio Público”, cita o texto legislativo que seguiu para receber sanção do Executivo.

Conforme o artigo 3º da proposição, o Município de Cláudio, por seu Poder Executivo, no prazo de 90 (noventa) dias, contados da vigência da sanção, deverá promover a instalação de placa indicativa no local e a comunicação aos órgãos e concessionários públicos, se for o caso.

Dr. Silveira
José Silveira Campos, conhecido por todos como Dr. Silveira, nasceu em 08 de dezembro de 1931, em Cristais, quando ainda era distrito de Campo Belo. Filho de José Ferreira Campos e Tereza Silveira de Souza, é fruto de uma família de sete irmãos.

Além de sua importante atuação na área da saúde em Cláudio, Dr. Silveira também atuou na vida política. Sua primeira incursão na política claudiense ocorreu quando se candidatou à vice-prefeito junto do Sr. Alcendino (Dininho) como candidato a prefeito. Mas aquele pleito foi vencido por Múcio Tolentino. Já em 1988, foi eleito vereador a primeira vez para a legislatura 1989-1992, depois para a legislatura 1993-1996, obteve o terceiro mandato na legislatura 2001-2004, realizando sua última passagem pela Câmara dos Vereadores de Cláudio na legislatura 2005-2008.

Foi Dr. Silveira, enquanto vereador nesta última passagem pela Câmara, quem solicitou ao executivo a criação de um projeto educacional e cultural que visasse a criação de uma escola de música no município, daí surgiu o Projeto Dando Cordas. Em 2008 lançou-se candidato a vice-prefeito junto de Onias Guimarães Tolentino, o Nanico. Naquela eleição, Adalberto Rodrigues seria reeleito.

Dentre seus outros feitos, ainda podem ser registrados a sua atuação em novembro de 1968 para a fundação do Lions Clube de Cláudio tendo sido seu primeiro Presidente. Atuou também como Presidente do Automóvel Clube de Cláudio nos biênios: 1972/1973 e 1978/1979. Entre os anos de 1968 e 1969 foi Presidente de Honra do Esporte Clube Claudiense, na gestão do Professor Aldo Ambrósio Duarte.

Por todos estes feitos, junto à saúde, à politica e o bem estar da cidade de Cláudio e da nossa região, recebeu várias horarias: Titulo de Cidadão Claudiense (Câmara de Cláudio/1985), Benemérito Claudiense (Diário do Oeste/1988), Diploma de Membro Ativo (Associação Médica Brasileira/1968), Homenagem Especial do Rotary (São Sebastião do Paraíso) por ter atuado como diretor da Regional de Saúde de Divinópolis, durante o Governo Tancredo Neves, a regional integrava, na época, 93 municípios. Medalha de Honra ao Mérito “Os 10 mais” (Automóvel Clube de Cláudio) e a Medalha Desembargador Hélio Costa (Poder Judiciário Mineiro/2007) que é conferida a personalidades que se destacam, em suas respectivas comarcas, na defesa de uma sociedade mais justa.

Dr. Silveira faleceu em 01 de fevereiro de 2021, deixando o seu legado de trabalho e amor por nossa cidade.

Assessoria de Comunicação Social do Poder Legislativo