Segunda, 25 Julho 2022

Censo Demográfico 2022 do IBGE começa no dia 1º de agosto

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia a coleta de dados do Censo Demográfico 2022 no dia 1º de agosto, em Cláudio.

Os recenseadores que farão a pesquisas nas regiões de Cláudio participaram na última semana, na sede da Câmara – local onde funciona o posto de coleta, o curso de capacitação do Censo 2022.

O conteúdo programático do curso envolveu os seguintes tópicos: “O que é um setor censitário, como fazer o percurso e a cobertura”; “Cadastro de endereços e captura de coordenadas”; “Questionários básico e da amostra, e seus respectivos quesitos”; “Ética e integridade no recenseamento”; “Condutas de abordagem do recenseador”; e “Atividades práticas e simulações no DMC (dispositivo móvel de coleta)”.

“Com os dados coletados no Censo 2022, será possível investir corretamente os recursos dos impostos e dos repasses federais em prol da população”, reconhece a coordenação censitária local.

O período de aprendizado teve carga horária de oito horas e durou cinco dias, se encerrando na sexta-feira (22).

Os agentes serão divididos em turmas e poderão escolher o turno de acordo com a sua disponibilidade de horário.

O IBGE utiliza o bem-sucedido treinamento em cascata, também aplicado em operações anteriores, que consiste em treinar pessoas para capacitarem outras pessoas.

Censo em Cláudio
Em Cláudio, funciona um Posto de Coleta do IBGE, que fica no subsolo da Câmara, onde atuam os agentes censitários municipais e supervisores. A Câmara cedeu os espaços para o gerenciamento da operação censitária no município.

Agentes censitários supervisores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fizeram a coleta da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios na primeira quinzena de julho, nas regiões de Cláudio. Nessa etapa, os dados foram colhidos apenas por meio de observação.

Atualmente, a estimativa do IBGE é que Cláudio possua 29.093 pessoas. O Censo 2010 registrou 25.771 pessoas residentes no município.

Assessoria de Comunicação Social do Poder Legislativo