Terça, 28 Junho 2022

Censo 2022: IBGE inicia os trabalhos no município

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou em Cláudio, na semana passada, o Censo 2022.

Realizado a cada 10 anos, é uma importante ferramenta para o governo trabalhar políticas públicas e mapear a situação de vida da população em cada um dos municípios.

Através de deliberação do Presidente Tim Maritaca, foi feita uma parceria de cessão do espaço térreo da Câmara para uso dos agentes censitários que estão atuando em Cláudio.

A Prefeitura de Cláudio também integra esta parceria de logística e de realização do Censo 2022. Uma reunião foi realizada na sede do Poder Executivo no final do mês passado.

“Por meio do censo demográfico que a gente faz o levantamento das características dos domicílios, como eles são feitos, etc. Mas também levantamos características como saúde, emprego e renda”, explica a agente censitário municipal, Raiany Silva.
Conforme informado, o Censo está sendo realizado em duas etapas. A primeira, que já está em andamento, é a pesquisa urbanística do entorno dos domicílios.

“Nessa primeira fase de entorno, os agentes supervisores estarão passando pelos logradouros e avenidas para verificar a questão da infraestrutura urbana”, conta a agente censitária supervisora, Izabela Ramos.

Já a segunda etapa, de entrevista com os moradores, será de 1º de agosto a 31 de outubro.

É importante o apoio da população claudiense. Os licenciadores estarão identificados com colete, crachá, um tablet e boné do IBGE. No total, 24 agentes censitárias estarão trabalhando no Censo 2022 em Cláudio.

Assessorias de Comunicação Social dos Poderes Legislativo e Executivo