Quarta, 17 Novembro 2021

Zumbi dos Palmares: ‘Tindora’ do Chico Vilaça e Antônio ‘Gigante’ vão receber comenda em sessão solene da Câmara de Cláudio

No mês em que se celebra a consciência negra, a Câmara Municipal de Cláudio realizará mais uma sessão solene de entrega da Comenda ‘Zumbi dos Palmares’ às pessoas de descendência negra claudienses que se destacam no meio cultural e social.

A entrega ocorre na noite desta quinta-feira, dia 18 de novembro, no Centro Cultural ‘Cláudio Nogueira Azevedo’, a partir das 19h. Os homenageados deste ano com a honraria são Antônio Luiz dos Santos, o ‘Antônio Gigante’, indicado pelo Poder Legislativo, e Geraldo Lázaro dos Santos, o ‘Tindora’ do Chico Vilaça, indicado pelo Poder Legislativo.

A sessão solene será transmitida ao vivo pelos canais digitais e oficias da Câmara de Cláudio.

Zumbi dos Palmares
Criada pela Lei Municipal 1.503, de 24 de maio de 2017, a comenda tem como intuito valorizar as pessoas de descendência negra claudienses - que se destacaram nos cenários: local, estadual, nacional e internacional - através de ações que tenham resultado em benefício à comunidade claudiense e/ou atuado na defesa, conscientização e preservação da cultura negra.

Novembro: mês da consciência negra
O Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, relembra a morte de Zumbi dos Palmares, último líder do quilombo dos Palmares, assassinado em 1695. Há décadas o mês de novembro tem se tornado referência para atividades que inspiram a luta, resistência e, principalmente, a rebeldia do povo negro, que historicamente tem sido os sujeitos do enfrentamento ao racismo articulado nas diversas esferas da sociedade.

Assessoria de Comunicação Social do Poder Legislativo