Quinta, 14 Outubro 2021

Na véspera do Dia dos Professores, Câmara organiza entrega de honraria para educadoras em conjunto com a Prefeitura e Polícia Militar

A Câmara Municipal de Cláudio, em sessão solene na noite da última quinta-feira (14), véspera do Dia do Professor, realizou a entrega de mais uma edição da Medalha ‘Mérito Educacional Professor Aldo Ambrósio Duarte’.

A comenda entregue, realizada anualmente desde 2014 em conjunto com a Prefeitura e Polícia Militar, na edição deste ano homenageou as educadoras Francisca Gonçalves de Souza, indicada pelo Poder Legislativo, Márcia Helena Silva Duarte, indicada pelo Poder Executivo, e Marly Olívia Ribeiro e Silva, indicada pela Polícia Militar.

Durante a entrega da honraria, autoridades do Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judiciário acompanharam a realização junto de militares, representantes da OAB, ex-vereadores, familiares, e claudienses. Familiares do saudoso professor Aldo Ambrósio também estiveram no evento solene.

Muito emocionadas, as agraciadas fizeram uso da palavra após serem condecoradas pela medalha em que Dona Francisca recebeu das mãos do Presidente da Câmara, vereador Tim Maritaca, Márcia Helena das mãos do prefeito Reginaldo Freitas e do vice Geraldinho do Inácio, e Marly Olívia pelas mãos do sargento Barbosa, representante da PM no evento solene.

Os vereadores Darley Lopes e Sargento Moisés fizeram uso da palavra para falar da importância do professor na vida da comunidade e sobre o legado de cada indicada deixado ao município. O Presidente Tim Maritaca e o Prefeito Reginaldo Freitas também pronunciaram e destacaram a trajetória de cada homenageada, destacando, ainda, o papel da educação na formação de uma cidade melhor.

A comenda, desde que foi instituída, tem como objetivo homenagear profissionais que tenham se destacado e dedicado a nível local, estadual ou nacional na área da educação e que as ações tenham resultado em engrandecimento social da comunidade claudiense.

ALDO AMBRÓSIO

Aldo Ambrósio fundou a Escola Normal Senhora Aparecida de Cláudio, foi diretor do Ginásio Quinto Alves Tolentino, 1º Diretor da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves e membro do Lions Clube de Cláudio.

O professor foi responsável por educar jovens, formar professores de Cláudio e de outras cidades da região. Dedicou grande parte de sua vida ao povo claudiense, especialmente na área da educação e cultura.

MEDALHA

A Medalha Mérito Educacional “Professor Aldo Ambrósio Duarte” foi instituída através da Resolução nº 141, de 12 de fevereiro de 2014, que foi alterada pela Resolução nº 167/2016, tornando possível que, a cada ano, fossem indicados três homenageados, sendo um pelo Poder Legislativo, outro pelo Poder Executivo e o terceiro pelo Comando da Polícia Militar da cidade de Cláudio.

Assessoria de Comunicação Social do Poder Legislativo