Sexta, 24 Setembro 2021

Câmara aprova projeto de Julinho Araújo que fomenta criação de Vagas de ‘Jovem Aprendiz’

O plenário da Câmara aprovou por unanimidade, em extraordinária ocorrida na quinta-feira (23), projeto de autoria do vereador Julinho Araújo que propõe a criação de Políticas de Incentivo à Criação de Vagas de ‘Jovem Aprendiz’ no âmbito do município claudiense.

Um dos objetivos, segundo o parlamentar, é fomentar ações voltadas ao empreendedorismo e formular projetos e políticas que apoiem atividades de estágio e em programas como Jovem Aprendiz, além da formação e capacitação em áreas consideradas novas e associadas à tecnologia.
“Por meio do programa, os jovens podem ter mais facilidade em conseguir seu primeiro emprego. Além disso, as funções exercidas no cargo de jovem aprendiz são dadas por meio de treinamentos e cursos diversos, para que os mesmos sejam capacitados e tenham mais facilidade a encontrar a sua profissão”, justificou o vereador.
O PL 58/2021 recebeu durante as discussões uma emenda de autoria do vereador Evandro da Ambulância que adaptou artigos da proposição.
“Independente da área de atuação da empresa, seja um comércio, escritório de advocacia ou uma indústria, é importante conceder vagas para jovens aprendizes, o que proporciona ganho mútuo entre os empregadores e os jovens agraciados”, pontuou.

Julinho Araújo cita que o projeto será um método de inclusão social e criação de oportunidades no mercado de trabalho.

Desde 2005, quando a Lei do Jovem Aprendiz foi publicada, milhares de jovens e adolescentes entre que frequentam a escola puderam ter a oportunidade de aumentar seu conhecimento e experiência profissional, adquirindo, muitas vezes, a primeira oportunidade de trabalho. Esta é a proposta do parlamentar, agora em nível município.

Durante a discussão antes da votação, vereadores falaram da proposição e comentaram a respeito da necessidade de políticas locais voltadas para o primeiro emprego, sendo a proposição uma ferramenta de grande importância.