Terça, 21 Setembro 2021

Plenário rejeita relatório conclusivo da CPI Covid-19

Durante debates, restou claro o reconhecimento entre o colegiado que a vacinação contra Covid-19 se tornou uma das mais eficientes de MG após trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)

O plenário da Câmara Municipal de Cláudio aprovou Projeto de Resolução 03/2021 com emenda que rejeita o relatório conclusivo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que analisou a correta implementação do Plano de Vacinação contra Covid-19 no município.

A matéria recebeu emenda do vereador Evandro Ambulância em que rejeita o relatório que, segundo o parlamentar, teria ultrapassado a finalidade da apuração.

A emenda que rejeita integralmente o relatório recebeu sete votos favoráveis, três contrários e uma abstenção. A votação foi nominal. Votaram a favor da emenda os vereadores Maurilo do Sindicato, Evandro da Ambulância, Julinho Araújo, Simental, Marcos Paulo Dutra, Kedo Tolentino e o presidente Tim Maritaca. Votaram contra a emenda para manter o relatório os vereadores Darley Lopes, Fernando Tolentino e Sargento Moisés. O vereador Caio Rodrigues absteve.

O Projeto de Resolução 03/2021, emendado, recebeu nos dois turnos e redação final o apoio de 10 vereadores e uma abstenção. Votaram a favor os vereadores Darley Lopes, Evandro da Ambulância, Fernando Tolentino, Julinho Araújo, Kedo Tolentino, Marcos Paulo Dutra, Maurilo do Sindicato, Sargento Moisés, Simental e Tim Maritaca. Absteve de votar o vereador Caio Rodrigues.

Antes da votação, os vereadores favoráveis e contrários expuseram seus pontos de vista, mas, em consenso, ficou o entendimento que a CPI teve importante papel no avanço da vacinação que, conforme dados do Governo de MG, divulgados na última semana, mostraram que o município foi um dos primeiros da região a concluir a vacinação adulta em primeira dose.

Manifestaram e justificaram seus votos e posições os vereadores Sargento Moisés, Maurilo do Sindicato, Fernando Tolentino, Caio Rodrigues, Darley Lopes, Evandro da Ambulância, Tim Maritaca e Kedo Tolentino.

Relatório O relatório conclusivo da CPI rejeitado, que apurou a correta implementação da vacinação, pode ser acessado no site da Câmara