Quinta, 08 Abril 2021

Nota de Falecimento

A Câmara Municipal de Cláudio presta solidariedade aos familiares e amigos de Maria Aparecida Amorim Victoi de Freitas pelo seu falecimento.  Cicida, apelido carinhoso que lhe foi dado, sempre foi orientadora, cautelosa, uma pessoa presente que procurava dedicar sua vida primeiramente ao outro.

Estudou as séries iniciais, fundamental, ginasial, magistério, formando-se em pedagogia, atuando em sua profissão sempre com comprometimento e austeridade.

Esta personalidade de nosso município trouxe consigo o dom da arte e foi desta forma que ofertou a sua querida cidade o símbolo da Bandeira de Cláudio, instituído pela Lei nº 32, de 30 de agosto de 1971.

Em 2011, Maria Aparecida foi homenageada pela Câmara Municipal de Cláudio, recebendo Moção Congratulatória como forma de agradecimento pelos serviços prestado ao município.

Mais sobre a bandeira

“Através de concurso, foi escolhida a Bandeira idealizada pela senhora a quem dedicamos esta moção, que demonstrou criatividade e realismo em sua obra ao definir os desenhos e cores de nossa Bandeira, sendo: dois retângulos laterais verdes, lembrando o verde-esperança da Bandeira Nacional, bem como o vigor das matas claudienses; um retângulo vertical branco, ao centro, simbolizando a paz que sempre reinou em Cláudio. Sobre o branco central, características da cultura claudiense: os principais produtos agrícolas do Município – milho, arroz e café – e as indústrias – siderúrgicas e fundições.

Sobrepondo-se a esses elementos, uma coroa, na cor amarela, representa a fé católica que o povo de Cláudio revela em todos os momentos.

A inscrição, “União e Prosperidade”, revela aquilo que o povo claudiense possui de mais expressivo: manter firmes os laços de amizade, trabalho, alegria e fraternidade, para que Cláudio seja sempre a “Cidade Carinho”, onde aqueles que aqui aportem sintam-se como em seu próprio lar.” – Trecho da Moção Congratulatória de 2011.

Câmara Municipal de Cláudio

Poder Legislativo