Quarta, 12 Agosto 2020

Câmara Municipal de Cláudio inaugura SisOuvidoria e publica Carta de Serviços

Cidadão claudiense poderá conhecer melhor o Poder Legislativo e se manifestar gratuitamente por WhatsApp, pelo site, aplicativo ou outros canais à sua escolha

A Câmara Municipal de Cláudio publicou, nesta quarta-feira, 12 de agosto, a Carta de Serviços ao Cidadão. A versão eletrônica já está disponível no site da Casa Legislativa. Simultaneamente, o Poder Legislativo municipal inaugurou o SisOuvidoria: um sistema que facilita o acesso do órgão pelo claudiense. O WhatsApp da Ouvidoria também foi habilitado.

Carta de Serviços

“A Carta de Serviços é uma apresentação didática e conceitual das principais atribuições do Poder Legislativo, revelando à população o seu funcionamento interno. É um instrumento administrativo, informando aos cidadãos quais os serviços prestados pela Câmara Municipal e como podem ser obtidos e acessados”, conforme texto introdutório da publicação.

A Carta de Serviços apresenta a Câmara de Vereadores de Cláudio, as funções do Poder Legislativo Municipal, a Ouvidoria e outros serviços prestados por vereadores e servidores. “Adaptamos o projeto gráfico e conteúdo na própria Câmara, economizando recursos e contando de forma simples para as pessoas um pouco do que os vereadores fazem e como eles fazem”, celebrou o Editor e Assessor de Publicidade da Câmara Municipal.

SisOuvidoria

Ao mesmo tempo em que publicou a Carta de Serviços, a Câmara também disponibilizou formulário da Ouvidoria, inaugurando Sistema que gera automaticamente números de protocolo - importantes para o cidadão acompanhar a manifestação realizada.

Prestador de serviços contratado pela a Câmara Municipal de Cláudio há mais de 14 anos, o Técnico de Informática que desenvolveu o sistema destacou a possibilidade de anexar e encaminhar arquivos de diferentes formatos direto nos elogios e nas solicitações, reclamações, denúncias e sugestões. A Câmara disponibilizou vídeo em seu canal do YouTube, explicando como funciona cadastrar e acompanhar a manifestação.

A Ouvidoria foi criada por meio Resolução. Através de Portaria, designou-se, para 2020, o Ouvidor-Geral, a Ouvidora-Substituta e o servidor para as atividades administrativas. O servidor designado foi o procurador jurídico: “a Ouvidoria fortalece a imagem e distinção das instituições públicas, agregando valores institucionais e jurídicos a seus atos”, lembrou.

Além do formulário disponível no site, qualquer munícipe pode entrar em contato com a Ouvidoria através de e-mail, aplicativo, correspondência, telefone tarifado. A Casa Legislativa também disponibiliza o serviço de Ouvidoria pelo WhatsApp, no mesmo número do telefone fixo: (37) 3381-2475. O atendimento do servidor responsável pela Ouvidoria via WhatsApp, para tirar dúvidas, é entre 8h e 14h, às segundas, terças, quintas e sextas-feiras. A manifestação pelo site poderá ser feito em qualquer horário.

Câmara Municipal de Cláudio

Poder Legislativo