Quarta, 12 Agosto 2020

Comissão da Câmara Municipal vistoria Estações de Tratamento de Esgoto

Comissão Especial Instituída pela Portaria nº 29/2020 protocolou relatório de vistoria

A Câmara Municipal de Cláudio, Minas Gerais, através de Comissão Especial instituída por Portaria, vistoriou as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) do município. A vistoria foi realizada durante duas manhãs, no mês de julho.

Primeira vistoria

No dia 2 de julho de 2020, às 8h, a Comissão reuniu-se na sede da Câmara Municipal de Cláudio, iniciando os trabalhos com auxílio do procurador jurídico da Casa e do Editor e Assessor de Publicidade. Na ocasião foram vistoriadas as estações das seguintes comunidades: Corumbá, Monsenhor João Alexandre, Rocinha, Palmital e São Bento.

A vistoria foi realizadas com recursos disponíveis da Câmara Municipal, em veículo da Casa, e sendo conduzida pelo motorista efetivo do Poder Legislativo. Visando contribuir com o distanciamento social em razão da pandemia da Covid-19, outro veículo foi utilizado, cedido pelo Poder Executivo.

Representantes da Prefeitura, solicitados pela Comissão da Câmara para acompanhar a inspeção, também compareceram, acompanhando pessoalmente as vistorias. “Todas as estações mantidas pelo Poder Executivo Municipal estavam em perfeitas condições, sem que nenhuma irregularidade tenha sido detectada. Os locais se mostraram limpos e sem maus odores, devidamente cercados e sinalizados”, afirma o relatório da Comissão.

Sendo a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) também responsável pela construção e manutenção de ETE em Cláudio, segundo o relatório, “a única irregularidade encontrada estava presente na estação elevatória mantida pela COPASA em Monsenhor João Alexandre. A ausência das bombas elevatórias no local acarreta maus odores.”

Foi informado pela Secretaria de Obras do município, presente na inspeção, que os trabalhos naquele local estão em fase conclusiva. Sendo assim, quando foram encerrados, haverá bombeamento do esgoto até a estação de tratamento adequada.

Segunda vistoria

Posteriormente, no dia 15 de julho de 2020, foi realizada uma nova vistoria na ETE localizada no bairro Sobrado, mantida pela COPASA. Dois funcionários da empresa receberam a Comissão.

“Foi detectado que a estação de tratamento de esgoto da COPASA, situada no bairro Sobrado, está em perfeitas condições, sem presença de maus odores”, afirma o relatório protocolado na Câmara Municipal. As fotos das ETEs vistoriadas estão disponíveis na Galeria de Imagens da notícia em nosso site.

Câmara Municipal de Cláudio

Poder Legislativo