Quinta, 04 Junho 2020

Homenagens aprovadas

Moção de Pesar e denominação de passarela Pedro Vieira são aprovadas na Câmara

Na Reunião Plenária nesta segunda-feira, dia 1º de junho, às 18h, estiveram em pauta leitura da Ata da Reunião anterior, Requerimentos, Indicações, Moção, Emenda À Lei Orgânica e Projeto de Lei. A Tribuna Livre foi usada por Antônio Norberto Alvim Barbosa.

Tribuna Livre

Antônio Norberto Alvim Barbosa dispôs de dez minutos com mais três de tolerância para falar sobre “reajuste do preço da tarifa de prestação do serviço de transporte coletivo no Município de Cláudio”. Os vereadores Geny, Evandro, Tim Maritaca e o presidente da Casa, Cláudio Tolentino, também fizeram uso da palavra durante a discussão. O convidado encerrou argumentando que não é contra o aumento do valor das passagens, e sim contra o aumento do valor acima dos índices inflacionários. O vídeo com o uso da Tribuna Livre está disponível no canal do YouTube da Câmara Municipal de Cláudio.

Requerimentos e Indicações

Foram aprovados os Requerimentos nº 11/2020, de autoria do vereador Evandro, que requer “prestações de Contas da Santa Casa de Misericórdia deste Município de Cláudio/MG”, e nº 12/2020, de autoria do vereador Fernando Tolentino, que requer “informações do Processo Licitatório nº 064/2020 - Pregão Presencial nº 018/2020”.

As Indicações nº 21/2020, de autoria do vereador Tindora do Chico Vilaça, pede que se “recupere a pavimentação asfáltica da rua Uberaba, em frente  ao nº 227”, localizada no bairro Capelinha; e nº 22/2020, de Fernando Tolentino, que “viabilize a pavimentação asfáltica na Rua Presidente Costa e Silva (rua da escola) no Povoado de Bocaina”.

Emenda Rejeitada

Terminou o prazo de vista da vereadora Rosemary da Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 1/2020, de autoria do Executivo. A Proposta recebeu uma Emenda Modificativa e outra Supressiva, do  vereador Maurilo Tomaz. Tanto as Emendas como a Proposta de Emenda foram rejeitadas, por não obterem os 8 votos necessários, dois terços dos vereadores.

Homenagens

A Moção de Pesar nº 4/2020, de autoria de todos os  vereadores que integram a Casa, será encaminhada “à família da Sra. Ídia Gregório de Araújo, pelo seu falecimento”.

O Projeto de Lei nº 13/2020, de autoria do Poder Executivo, “dá a denominação ao próprio público que especifica”, a passarela Pedro Vieira. Falaram no Grande Expediente os vereadores Maurilo, Tim Maritaca (com aparte) e pela liderança do Executivo, a vereadora Rosemary. Leia mais no site da Câmara Municipal sobre os homenageados da semana.

Homenageados da semana

Pedro Vieira recebeu nossa assessoria; Dona Ídia é homenageada com moção

Na 11ª Reunião Plenária Ordinária, conforme publicado em nosso site, foram aprovados Projeto de Lei, denominando a Passarela Pedro Vieira, e Moção de Pesar, pelo falecimento da Sra. Ídia Gregório de Araújo. Os vereadores fizeram uso da palavra para homenagens.

Dona Ídia

Por iniciativa da vereadora Geny, proposta em Reunião Plenária anterior no Grande Expediente, todos os vereadores assinaram a Moção de Pesar nº 4/2020, que será encaminhada “à família da Sra. Ídia Gregório de Araújo, pelo seu falecimento”.

Dona Ídia recebeu o título de Mulher Cidadã em 2008. Na ocasião, foi lembrada a biografia da homenageada: lecionou, foi designada diretora, atuou no Setor de Cultura. “Desde jovem passou a reunir precioso acervo fotográfico e escritos sobre a cidade, famílias, personalidades e acontecimentos, como testemunha viva e lúcida da história”.

“Dona Ídia, nos seus 94 anos de intensa vida com a comunidade claudiense, tornou-se uma cidadã estimada por todos, respeitada por gerações e admirada pelo seu caráter, pela sua personalidade marcante e principalmente pelo amor a Cláudio”, lembra o texto da Moção.

Pedro Vieira

O Projeto de Lei nº 13/2020, segundo mensagem do Executivo, “tem como objetivo prestar uma justa homenagem à pessoa de Pedro Vieira e seus familiares, com a denominação da passarela em construção próxima a sua residência”. O projeto segue para sanção do autor.

A vereadora Geny disse que o projeto é louvável, deixando claro que admira o homenageado. Maurilo agradeceu a família e Pedro Vieira por emprestarem o nome, lembrando da importância da homenagem aos cidadãos em vida. Tindora do Chico Vilaça falou sobre como as filhas contaram da felicidade do homenageado. O vereador Evandro lembrou a preocupação de Pedro Vieira com a passarela enquanto era improvisada, de madeira, e aquilo que afirmou o Prefeito em justificativa do projeto: a rua já é conhecida na cidade pelo nome do homenageado. A vereadora Rosemary relembrou da importância da homenagem em vida e o quanto fez bem para a outra homenageada da noite, Dona Ídia, ser reconhecida em vida. O vereador Tim Maritaca falou que fica muito feliz de homenagear um senhor como este, que traz lembranças da própria infância.

Pedro recebeu nossa edição e assessoria de publicidade em frente a sua casa, no dia 21 de maio, quinta-feira, para fotos e uma breve conversa. Ele lembrou aquilo que consta na biografia encaminhada pelo Executivo: chegou à cidade de Cláudio com apenas oito anos de idade, e completa, neste ano, 78 anos como morador do município.

Saudades, Dona Ídia! Parabéns e obrigado, Pedro Vieira!

Câmara Municipal de Cláudio

Poder Legislativo

Mais nesta categoria: « Pedidos de vista Dois e dois »