Quarta, 25 Março 2020

Checagem de informações - Coronavírus

Com o objetivo de desmentir fakenews, Câmara consulta fontes oficiais sobre Coronavírus

Ainda não há vacina para prevenir a Covid-19, mas temos como evitar as notícias e informações falsas, que se espalham rapidamente pelas redes sociais. Com o objetivo de desmentir textos e imagens enganosas, que circulam especialmente pelo Whatsapp, a Câmara consultou fontes jornalísticas e oficiais confiáveis.

Confira algumas perguntas e respostas disponíveis:

É verdade que o coronavírus não é um vírus novo?

Os coronavírus (CoV) são uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.

O vírus que causa a Covid-19 é um novo tipo de Coronavírus. A variante nova recebeu o nome de coronavírus sars-cov-2.

Os atos como o fechamento de escolas municipais são exagerados?

Estão sendo observados de acordo com os Comitês de combate ao coronavírus emitidos pelos Governos Estadual e Federal.

É verdade que a Ambev está distribuindo álcool em gel? O Boticário está distribuindo kits para celebrar o aniversário da empresa?

Não é verdade. Há empresas fazendo ofertas, mas não clique em links recebidos pelo Whatsapp, mesmo que o endereço pareça correto. Pesquise o nome da empresa citada no google ou outro site de busca e verifique com mais confiabilidade. Muitos oportunistas se aproveitam do pânico para distribuir informação errada ou roubar seus dados.

Gargarejo com vinagre cura a Covid-19?

As autoridades reforçam que não existe no momento nenhuma cura para a Covid-9, causada pela variante do coronavírus sars-cov-2. É o que dizem a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde brasileiro, a Sociedade Brasileira de Infectologia, médicos epidemiologistas.

Há um remédio para a Covid-19?

"Apesar de promissores, não existem estudos conclusivos que comprovam o uso desses medicamentos para o tratamento da Covid-19. Assim, não há recomendação da Anvisa, no momento, para o uso em pacientes infectados ou mesmo como forma de prevenção à contaminação. Ressaltamos que a automedicação pode representar um grave risco à sua saúde." – Anvisa

Fontes: BBC Brasil, Bem Estar – G1, Boatos.org, Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Secretaria de Saúde de Cláudio/MG

Câmara Municipal de Cláudio

Poder Legislativo