Quarta, 25 Março 2020

Perguntas e respostas - prevenção com máscara

Câmara consulta fontes oficiais sobre prevenção com máscara ao Coronavírus

Ainda não há vacina para prevenir a Covid-19, mas temos como evitar as notícias e informações falsas, que se espalham rapidamente pelas redes sociais. Com o objetivo de desmentir textos e imagens enganosas, que circulam especialmente pelo Whatsapp, a Câmara consultou fontes jornalísticas e oficiais confiáveis.

Confira algumas perguntas e respostas disponíveis:

Quem deve usar máscaras para evitar a contaminação por coronavírus?

As máscaras devem ser utilizadas por profissionais da saúde e pessoas que apresentam sintomas, pois têm a finalidade de não transmitir o vírus. A utilização pela população em geral não é indicada.

Por que não disponibilizar mais máscaras para todos irem às ruas?

No início de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a histeria e a consequente compra em massa deixariam os profissionais da saúde mal equipados para lidar com os casos suspeitos e confirmados de Covid-9. As autoridades vêm pedindo para a população em geral evitar o contato com muita gente e ficar em casa o máximo possível.

Qualquer máscara, de qualquer material, evita a contaminação por coronavírus?

Não é verdade. É certo que as máscaras inibem que os usuários coloquem o dedo no nariz ou na boca, diminuindo as chances de infecção. O virologista Eduardo Flores, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), argumenta ainda que mesmo uma máscara de tecido diminui as chances do vírus se espalhar quando há tosse ou espirro: "provavelmente, o vírus fica retido na máscara feita com esse material".

MAS 1) máscaras de tecido precisam de cuidados especiais, como não ser manuseadas ao longo do dia e lavadas com água e sabão, na volta para casa, assim como as mãos dos usuários; 2) máscaras de tecido não substituem as hospitalares no caso de pacientes com Covid-19; 3) NENHUM tipo de máscara é eficiente para previnir a doença, sendo usada com o objetivo maior de evitar que o vírus se espalhe.

Qual material pode ser usado na fabricação de máscaras hospitalares?

A resolução RDC nº 356, de 23 de março de 2020, que "dispõem, de forma extraordinária e temporária, sobre os requisitos para a fabricação, importação e aquisição de dispositivos médicos identificados como prioritários para uso em serviços de saúde, em virtude da emergência de saúde pública internacional relacionada ao SARS-Cov-2", determina, entre outros, que:

• "O TNT utilizado deve ter a determinação vida eficiência da filtração bacteriológica pelo  fornecedor do material, cujo elemento filtrante deve possuir eficiência de filtragem de partículas (EFP) >  98% e eficiência de filtragem bacteriológica (BFE) > 95%."

• "É proibida a confecção de máscaras cirúrgicas com tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros têxteis que não sejam do tipo 'Não tecido para artigos de uso odonto-médico-hospitalar" para uso pelos profissionais em serviço de saúde."

Fontes: Saúde - Editora Abril, Nossa - UOL, Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais, Ministério da Saúde, Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Câmara Municipal de Cláudio

Poder Legislativo