Segunda, 24 Junho 2024

Inaugurada a sede própria da delegacia, obra com infraestrutura avançada que foi construída com grande parte dos recursos da economia da Câmara de Cláudio

A Câmara Municipal de Cláudio, através de economia de dinheiro público, devolveu, entre os anos de 2021 e 2022, quase R$ 1 milhão para construção da nova delegacia do município, que foi inaugurada na sexta-feira (24). A sede ganhou o nome de Antônio de Freitas Amorim, o “Teco Delegado”, que muito fez por nossa segurança.

A obra entregue contou com a parceria da prefeitura, que também fez investimentos e licitou a obra. A própria da delegacia da Polícia Civil vai trazer economia aos cofres do município com aluguéis e outras despesas, bem como facilitar questões estratégicas e de logística.

A edificação foi construída na Avenida Clodomir de Barros com Henedina de Castro Rodrigues, às margens da rodovia MG-260, um ponto estratégico do município que vai facilitar a realização de vistorias, atender caminhoneiros e desburocratizar o acesso aos serviços da delegacia e do setor de trânsito.

Com área de 1.470 metros e com planta para construção de 405 metros, na nova delegacia serão realizados atendimentos com mais conforto e eficiência.

A unidade oferecerá serviços de investigação criminal, registros de ocorrências, oitivas em cartório, confecção de documentos de trânsito, lavraturas de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), entre outras atividades de polícia judiciária.

Em discurso, o presidente Kedo Tolentino destacou a parceria entre os poderes e o zelo e responsabilidade da atual legislatura da Câmara com o dinheiro público. “A parceria entre as instituições públicas é muito importante, pois quem ganha com isso é a população tendo suas demandas atendidas de forma efetiva e com ainda mais qualidade”, cita.

A delegacia conta com uma ampla recepção, três banheiros para o público, incluindo um adaptado para pessoas com deficiência, sala de atendimento de serviços de trânsito, sala de identificação, inspetoria, três cartórios, sala de reconhecimento, gabinete do delegado, uma cela, além de dois banheiros para os servidores e uma cozinha.

O espaço foi equipado com câmeras de monitoramento, pintura interna e externa, vidros blindex, sistemas de ar condicionado, mobiliário, entre outros equipamentos.

Familiares de Teco Delegado participaram da inauguração que contou com uma placa confeccionada pela Câmara Municipal e que foi descerrada pelo presidente Kedo Tolentino, Mesa Diretora e vereadores presentes. O ex-presidente da Câmara, vereador Tim Maritaca, que foi responsável por repassar o duodécimo para construção da obra foi citado pelo vereador Kedo durante seu discurso, que enalteceu a iniciativa.

Autoridades do Poder Executivo, das polícias, do Poder Judiciário, dentre outras instituições e entidades estiveram presentes na inauguração.

Durante a solenidade, a chefe da Polícia Civil, delegada-geral Letícia Gamboge, destacou que a inauguração da delegacia faz parte do projeto institucional Sedes Novas. “É um motivo de grande satisfação e alegria porque teremos um ambiente mais adequado para o trabalho do policial civil, mas, especialmente, para o recebimento dos mineiros residentes em Cláudio e toda a região”, pontuou.

Investimento
O delegado titular da unidade, Matheus Luiz de Faria, destaca a importância do envolvimento de várias instituições para a conclusão da obra. “É uma demanda muito antiga da nossa cidade. A delegacia foi construída com empenho, com união de esforços de todos os parceiros, e irá trazer inúmeros benefícios”, ressaltou.
.
Assessoria de Comunicação Social do Poder Legislativo