Quinta, 16 Fevereiro 2023

Câmara aprova nomeação da galeria das ex-vereadoras de Alice de Rezende Chaves

O plenário aprovou em dois turnos e redação final, por nove votos, na segunda-feira (13), o projeto de lei 01/2023, que nomeia a galeria das ex-vereadoras como Alice de Rezende Chaves. A matéria legislativa tramitou nas comissões e não recebeu emendas.
Conforme a proposição que seguiu para ser sancionada, Alice de Rezende Chaves (Licinha do Dininho) é uma relevante figura do município que reconhecidamente contribuiu para a história de nossa cidade. “Cidadã honrosa e de reputação ilibada, querida por muitos munícipes, ocupou o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Cláudio, sendo, portanto, a segunda mulher a ocupar a cadeira de presidente. Enquanto Chefe do Poder Legislativo, idealizou e fez acontecer a 1ª Semana da Mulher”, justificaram os autores do projeto, o presidente Kedo Tolentino e o 2º secretário Darley Lopes.

Licinha do Dininho
Alice de Rezende Chaves é a sétima filha de Alcendino Rezende e Alice Rezende de Morais. Nasceu em Cláudio/MG, aos 30 de maio de 1952. Casou-se em 1972 e, de sua união com Pedro Chaves de Oliveira (já falecido), nasceram três filhos: Isabela, Gilberto e Júlia.
Educadora nata, dedicou-se à carreira do magistério durante 25 anos vindo a aposentar-se em 1998. Em virtude de seu espírito de liderança e de popularidade, a convite do ex-prefeito Geraldo Ferreira Vaz, Alice assumiu o cargo de Assessora de Promoção Social de 1996 a 1999, tendo prestado, nesse período, relevantes serviços à população carente de Cláudio.
Ingressou na carreira política e foi eleita com expressiva votação como representante do Legislativo municipal para o mandato de 2000 a 2004, ocasião em que colaborou como propositora da Resolução que instituiu a comemoração do “Dia Internacional da Mulher”, com a concessão do Diploma “Mulher Cidadã”.
Reeleita em 2005, ocupou o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Cláudio, no período de 1º de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2006, sendo, portanto, a segunda mulher a ocupar a cadeira de Presidente da Câmara.
Enquanto presidente, idealizou e fez acontecer a 1ª Semana da Mulher. A popular Licinha se destaca no cenário político de Cláudio por sua simplicidade, determinação, persistência e, sobretudo, pela sua preocupação em oferecer aos claudienses a oportunidade de exercerem plenamente o direito de cidadania.

Assessoria de Comunicação Social do Poder Legislativo