Terça, 22 Novembro 2022

Câmara promove sessão solene de entrega de Moções Congratulatórias

A Câmara Municipal promoveu, na tarde de segunda-feira (21), no plenário Paulina Dutra Alves, sessão solene de entrega de duas moções congratulatórias.

Com transmissão simultânea pelo canal oficial no Youtube, pela ‘TV Câmara’, os vereadores homenagearam o Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Monsenhor João Alexandre, através da moção apresentada pelo vereador Maurilo do Sindicato.

Também foi homenageado José Joaquim Teixeira Pinto, o Zizinho Barba, que faleceu pouco depois de ser aprovada a moção de autoria do então vereador Caio Rodrigues. Por isso, familiares receberam a honraria, sendo o filho mais velho Francisco Carlos Rodrigues o representante.

Dez dos onze vereadores estiveram presentes, estando ausente Reginaldo Enfermeiro. O prefeito Reginaldo Freitas e representantes do Executivo também participaram da sessão solene conduzida pelo presidente Tim Maritaca e pela mestre de cerimônias, Michelle Jorge.

Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Monsenhor João Alexandre

O Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Monsenhor João Alexandre tem como objetivo garantir a defesa dos direitos da população e a cidadania. Também se empenha efetivamente em prol da união e do bem estar dos habitantes, ao realizar trabalhos que resultem em mudanças positivas em relação às vulnerabilidades e carências encontradas no Distrito.
Para concretização de suas finalidades, promove eventos diversos como a festa do trabalhador rural, que é realizada anualmente em Monsenhor João Alexandre, festivais esportivos, leilões e outros cuja arrecadação é revertida em prol da sociedade, seja para beneficiar diretamente cidadãos que carecem de procedimentos e/ou aparelhos para melhoramento da saúde ou na realização de eventos públicos e gratuitos para o povo, a exemplo da distribuição de presentes a crianças carentes por ocasião das festividades natalinas.
Parte da arrecadação também é empregada na construção e melhoramentos do salão comunitário do Distrito, que é utilizado para finalidades diversas de interesse coletivo. Todas as pessoas que integraram o Conselho, ao longo dos anos, contribuíram para as suas conquistas. Portanto, todos são merecedores do reconhecimento da comunidade.
O Poder Legislativo de Cláudio/MG, representando os claudienses, por meio do vereador Maurilo do Sindicato, parabeniza e agradece o “Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Monsenhor João Alexandre” por todo o trabalho que tem realizado ao longo dos anos em prol do coletivo.

José Joaquim Teixeira Pinto

O saudoso José Joaquim Teixeira Pinto, mais conhecido por “Zizinho Barba”, era filho de Geralda Euzébia de Jesus e de Joaquim Teixeira Pinto. Nasceu em 03 de maio de 1929 na comunidade rural de Custódios, neste Município, onde cresceu juntamente de seus pais e irmãos, com muita simplicidade, saúde e alegria.
Em 1958, se casou com Maria Rodrigues da Silva e, logo depois do matrimônio, foram morar na Comunidade da Rocinha, tendo, ao longo dos anos, residido em diversos bairros e comunidades do Município, tais como “Barro Branco”, Custódios e Palmital, permanecendo nesta última localidade por 11 anos e atualmente residia no Bairro do Rosário.
“Zizinho Barba”, enquanto pôde, sempre gostou de ajudar as pessoas, tendo gosto em dar carona a quem precisasse e, muitas vezes, conduzindo pessoas doentes para se consultarem em estabelecimentos de saúde; já para aqueles que careciam de auxilio em casa, seja para qualquer procedimento médico prescrito e que estivesse ao seu alcance, esteve pronto para ajudar.
Sempre foi tido como um homem de muita fé. Fundou a conferência Nossa Senhora Aparecida, cuja primeira reunião ocorreu em sua casa, foi Ministro da Eucaristia, foi devoto de Nossa Senhora do Carmo, onde fazia penitência todas as quartas-feiras e gostava de ir à missa todos os domingos. Também ajudou a construir a primeira igreja do Município e todas as vezes que tinha missa nas comunidades onde residia fazia questão de receber o Padre Manoel em sua própria casa para almoçar.
Sua grande fé fez com que se tornasse benzedor, o que se deu enquanto ainda era solteiro e perdurava até hoje.
Aos 93 anos de idade, levou uma vida tranquila, cercada de amor e carinho. Foi um grande exemplo de homem, esposo, pai, avô, bisavô e amigo. Sempre solidário e caridoso, jamais deixou de ajudar aqueles que dele necessitaram. Foi muito amado e respeitado por todos!
A Câmara Municipal de Cláudio manifesta profunda admiração por toda trajetória do saudoso José Joaquim Teixeira Pinto, o “Zizinho Barba”, que durante aprovação desta moção, aqui esteve entre nós. Vida eterna e nossa gratidão!

Asessoria de Comunicação Social do Poder Legislativo