Sexta, 11 Novembro 2022

Câmara aprova nomeação de espaço público no Valongo como ‘Praça das Três Mulheres’

O plenário aprovou, durante a sessão plenária de segunda-feira (07), a nomeação do espaço público localizado entre as Ruas Itacolomi e Piracema, no bairro Valongo, de ‘Praça das Três Mulheres’.

O PL 60/2022, que dá nomeação de próprio público, é de autoria do vereador Fernando Tolentino. A matéria foi aprovada sem emendas e seguiu para ser sancionada.

Conforme o texto legislativo, o Município de Cláudio, por seu Poder Executivo, terá prazo de 90 dias após sanção para promover a instalação de placa indicativa no local e a comunicação aos órgãos e concessionários públicos, especificando na referida placa que a denominação de ‘Praça das Três Mulheres’ se refere às pessoas de Lusia Luiza de Oliveira, Carmem Maria Albino e América Jacinta da Silveira.

Conforme o autor, as homenageadas foram relevantes figuras deste Município que reconhecidamente contribuíram para a história de nossa cidade. “Todas estas mulheres com lindas e honrosas histórias foram as primeiras moradoras da região onde hoje temos a praça no encontro das ruas Itacolomi e Piracema, no bairro Valongo, Suas casas ainda estão de pé, onde moram nelas seus familiares, justificando, portanto, a nomenclatura que se pretende atribuir”, justificou o vereador Fernando Tolentino.

Três Mulheres
Lusia Luiza de Oliveira – “Vó Vilela” - nasceu em 09 de fevereiro de 1918 no povoado de Cachoeira da Lage, município de Carmópolis de Minas. Foi casada com João Antônio Vilela com quem teve 7 filhos, trabalhando muito nos cuidados da roça, “panhando” café, cortando lenha na serra das torres, lavando roupas para fora e desenvolvendo diversas outras atividades típicas das mulheres fortes e lutadoras da zona rural de nosso município.

Mudou-se para Cláudio em 1949, e ficou viúva quando seus filhos ainda eram muito pequenos, mas seguiu em frente e educou e guiou sua família, tendo ainda 29 netos, 34 bisnetos e 3 trinetos. Faleceu no dia 19 de novembro de 1997.

Carmem Maria Albino – “Vó Quilita” - nasceu na comunidade de Chumbo, zona rural de Cláudio em 13 de março de 1919. Foi casada com José Albino Neto com quem formou uma linda família com seus cinco filhos, 12 netos e 12 bisnetos.

Trabalhou desde nova em lavouras de café e ensinou seus filhos a fazerem o mesmo. Em 1967, veio morar na sede do município, oportunidade em que trabalhou em casas da cidade, como doméstica e realizando serviços gerais. Faleceu em 30 de novembro de 2017.

Em 08 de outubro de 1912, nascia na vizinha cidade de Piracema, América Jacinta da Silveira – “Vó Merca” - vivendo ali uma infância muito difícil, estudando e ainda trabalhando, ajudando seus pais.

Casou com José Batista da Silveira e veio para Cláudio em 1958. Residiu sempre na mesma casa desde que chegou à cidade. Criou sua grandiosa família com muito amor, dedicação, compreensão e carinho, composta de 12 filhos, 35 netos, e hoje contando com dezenas de bisnetos e trinetos. Trabalhou fazendo quitandas, foi mãe de leite de muitas crianças e algumas vezes parteira. No ano de 2001, veio a falecer no dia 23 de outubro, com 89 anos.

Assessoria de Comunicação Social do Poder Legislativo