Segunda, 16 Mai 2022

Presidente da Câmara aciona Copasa e cobra uma resposta para população sobre a situação da água

Em resposta, Copasa apresenta documentos com informações; saiba mais!

Através de ofício encaminhado à Copasa na semana passada, o Presidente da Câmara cobrou explicações a respeito da situação da água tratada que é fornecido ao município.

O vereador Tim Maritaca destacou que reportagem recente publicada pelo G1 mostrou presença acima do tolerável de mercúrio na ágia, no ano de 2018. Os questionamentos do Presidente da Câmara foram no sentido de saber se a situação continuava, a exemplo das cobranças que já fez à Copasa desde que assumiu o cargo de vereador.

Por meio de documentos, a Copasa anexou documentos na resposta em que mostram que as análises de água referentes ao primeiro semestre de 2022, da cidade de Cláudio, se encontram dentro dos padrões de potabilidade e consumo.

“São realizadas inúmeras coletas de amostras de água diariamente, justamente para garantir a qualidade do produto fornecido aos nossos clientes. Produzimos e distribuímos água de qualidade para toda população”, destacou Adaílson Antônio Costa, no ofício 043/2022, endereçado ao Presidente da Câmara, vereador Tim Maritaca.

A Copasa, por fim, tranquilizou a população ao informar que a vigilância e um rigoroso controle da qualidade da água configuram um processo valoroso no tratamento. “Assim, salientamos que a água tratada e distribuída em Cláudio se encontra dentro dos padrões de potabilidade e não representam quaisquer riscos à saúde da população atendida”, completa.

Quantidade de Mercúrio acima do nível tolerado foi encontrada apenas no ano de 2018 na água fornecida em Cláudio

A resposta da Copasa vem após o reportagem publicada na imprensa local que traz dados que mostram que apenas no ano de 2018 os limites de segurança de mercúrio estavam acima do tolerável, onde a quantidade máxima é de 0,001 mg/L e em Cláudio a análise apresentou 0,0069, isto é, seis vezes mais que o permitido.

Documentos obtidos junto ao Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, ligado ao SUS, mostraram que nos anos de 2019, 2020 e 2021 não foram encontradas quantidades fora do limite de segurança da substância Mercúrio, o que traz mais segurança à população.

A informação da Copasa atualiza os dados, ao trazer os resultados já dos primeiros meses de 2022, que seguem os números do triênio 2019-2021 e mostram que Cláudio apresentou potabilidade da água sem prejudicar a saúde, conforme determina a Portaria Ministerial do Ministério da Saúde 888/2021, do Governo Federal.

Assessoria de Comunicação Social do Poder Legislativo