Quarta, 11 Mai 2022

Alunos de Carmo da Mata lotam plenário da Câmara de Cláudio e conhecem atuação do parlamento municipal

Pelo menos 40 estudantes da cidade vizinha de Carmo da Mata compareceram na última segunda-feira, dia 09 de maio, na reunião plenária ordinária e viram de perto o funcionamento do Poder Legislativo local.

Os alunos são da Escola Estadual Joaquim Afonso Rodrigues (Colégio Estadual) e são matriculados nos cursos técnicos de Serviços Públicos e de Administração ofertados gratuitamente na cidade carmense.
Todos os vereadores saudaram a presença dos visitantes e destacaram a importância da participação popular nos debates e votações ocorridas nas Câmaras Municipais. O Presidente da Câmara, além de desejar boas-vindas, solicitou à Secretaria da Casa Legislativa a confecção de um certificado de presença com três horas complementares para serem anexadas na formação dos novos profissionais técnicos.
De acordo com a professora Claudiana Silva, que fez uso da palavra ao término da reunião, a visita objetivou aproximar os estudantes do conhecimento sobre o parlamento e proporcionar maior conhecimento sobre os processos legislativos, função e trabalho dos vereadores na construção da cidadania.
A aluna Leidiane Silveira anotou vários trechos da sessão ordinária, que contou com votações e debates importantes, como votação de projetos, veto, indicações, moções e requerimentos. “Foi solicitado um relatório como forma de atividade extraclasse. Vimos de perto os debates que contribuem e muito com a cidadania”, disse.
Os cursos ofertados gratuitamente na cidade vizinha são custeados pelo Governo do Estado de MG e, de acordo com o professor Emerson Rabêlo, têm duração de um ano e meio e dois anos.

Assessoria de Comunicação Social do Poder Legislativo