Quarta, 06 Abril 2022

Plenário aprova a criação do programa " Vai de Bike " como forma de incentivo ao esporte

O plenário do Poder Legislativo local aprovou em dois turnos e redação final o Projeto de Lei 01/2022, acompanhado de emenda modificativa, que “Institui, no âmbito do município de Cláudio, Estado de Minas Gerais, o Programa Vai de Bike”. A matéria, de autoria do vereador Caio Rodrigues, seguiu para ser sancionada pelo Poder Legislativo.

Conforme o texto da proposição, a intenção é promover ações de incentivo ao uso de bicicletas como forma de prática esportiva e também como meio de locomoção.

“De extrema importância, o uso das bicicletas traz inúmeros benefícios. Dentre eles, há uma melhor fluidez no trânsito, uma considerável contribuição para o meio ambiente, e, além de tudo, andar de bicicleta é um hábito completamente benéfico a saúde, que melhora, assim, a qualidade de vida das pessoas que a utilizam”, destacou o autor do projeto.

A matéria aprovada ainda cita que o programa visa, também, melhorar este cenário ao oferecer na cidade atividades ligadas à promoção do uso da bicicleta, poderão ser convidados a participar da definição de critérios a serem adotados, bem como, da organização dos eventos relacionados ao “Dia Municipal do Ciclismo”.

De acordo com a proposta, o Poder Executivo poderá, para melhor aplicação da legislação, instalar em suas dependências ou em vias públicas estacionamentos para bicicletas, conhecidos como bicicletários.

“São objetivos do Dia Municipal do Ciclismo difundir o uso da bicicleta, tanto na forma de exercício físico, quanto como meio de transporte; promover a conscientização da importância do ciclismo e da prática de esportes como instrumentos de qualidade de vida; desenvolver o mútuo respeito entre ciclistas, motoristas e pedestres; e promover campanhas, eventos educativos e esportivos, incentivando o uso da bicicleta”, cita trecho da proposição.

A matéria ainda versa sobre o “Dia Municipal do Ciclismo”, que fica instituído no município, e será celebrado no dia 31 de maio de cada ano.

Assessoria de Comunicação Social do Poder Legislativo