Terça, 26 Outubro 2021

Dez vereadores aprovam doação de terreno para ‘Associação de Pesca Guardiões do Rio Pará’

Associação, conforme informou os autores do projeto, será responsável por ajudar na estruturação daquela região com a construção de bases da PM, Corpo de Bombeiros, Resgate Voluntário, além da sua sede; matéria teve uma emenda rejeitada

O plenário da Câmara de Cláudio, por dez votos a um, aprovou em dois turnos e redação final o Projeto de Lei 82/2021, que ‘estabelece desafetação de bem público de uso comum do povo que especifica e autoriza doação à Associação de Pesca Guardiões do Rio Pará – APGRP’.

O PL seguiu para Sanção do Prefeito Municipal. Como a votação foi nominal, os onze vereadores votaram, inclusive o presidente. A matéria recebeu 10 votos favoráveis e 1 contrário do vereador Fernando Tolentino.

O projeto aprovado autoriza a doação de um terreno, na localidade denominada Balneário Recanto das Garças, no distrito de Monsenhor João Alexandre, Município de Cláudio, com área total de 521,28 m², à Associação de Pesca Guardiões do Rio Pará.

Durante a tramitação do projeto nas comissões, o presidente da Associação de Pesca Guardiões do Rio Pará, Dayvison Júnior (foto), falou do trabalho da associação e dos projetos da entidade para o fomento do turismo, da pesca e da preservação ambiental no município.

A matéria de autoria dos vereadores Evandro da Ambulância, Kedo Tolentino e Tim Maritaca cita que a doação tem por finalidade fomentar ações voltadas ao fortalecimento do turismo, do esporte e da pesca no âmbito municipal, bem como promover outras atividades ligadas à cultura e à arte.

O projeto cita também que o bem reverterá em favor do município em caso de extinção da associação, existente no município há anos, e que não possui nenhum fim lucrativo.

Segundo os autores, a “Associação de Pesca Guardiães do Rio Pará” promove ações voltadas à conscientização e preservação da natureza, bem como ao fomento à prática esportiva, ao turismo, à cultura e às artes, estando sediada no nosso município e não possuindo fins lucrativos. “A doação pretendida visa assegurar o alcance do interesse público, por meio de parceria com aludida associação, na medida em que o bem público em questão não tem outras finalidades previstas, estando ocioso”, destacam.

EMENDA FOI REJEITADA
O PL 82/2021 chegou a receber uma emenda de autoria do vereador Fernando Tolentino nas comissões, que foi derrubada em plenário por 8 votos a 3.

Na emenda aditiva ao projeto, proposta pelo vereador Fernando, estava sendo apresentado um parágrafo único no artigo 2º da proposição, que acrescentava: ‘A doação pretendida por esta lei só poderá se efetivar mediante apresentação prévia de Projeto, Arquitetônico ou Estrutural, acerca das obras que a donatária pretende edificar no imóvel desafetado’.

Na justificativa, Fernando Tolentino citou que ‘esta medida seria necessária e pertinente, sobretudo por tratar-se de imóvel próximo à área de segurança não edificável e nas proximidades de áreas de preservação ambiental’.

Votaram contra a emenda de Fernando os vereadores Evandro da Ambulância, Caio Rodrigues, Marcos Paulo Dutra, Tim Maritaca, Maurilo do Sindicato, Kedo Tolentino, Julinho Araújo e Simental.

Votaram com Fernando em sua emenda os vereadores Sargento Moisés e Darley Lopes. Após rejeição da emenda, o projeto foi votado e recebeu os votos de todos os vereadores, com exceção de Fernando Tolentino.

Assessoria de Comunicação Social do Poder Legislativo