Segunda, 28 Junho 2021

‘Abril Verde’: Aprovado o PL que reforça a conscientização sobre acidentes de trabalho

Acidentes e doenças causadas pelo trabalho afetam a economia, as empresas, a Previdência Social e a vida privada do trabalhador. Com o objetivo de minimizar os efeitos nocivos do problema, foi apresentado, debatido e aprovado em plenário sem emendas o PL CM 30/2021, de autoria dos vereadores Fernando Tolentino (PSDB), Darley Lopes (Cidadania) e Julinho Araújo (PSC).

A matéria, aprovada na segunda (21) e que seguiu para sanção do prefeito, institui a campanha ‘Abril Verde’, de prevenção aos acidentes de trabalho.

➡️Calendário oficial
O texto do projeto determina que a campanha Abril Verde seja inserida no Calendário de Comemorações Oficiais do Município de Cláudio-MG, e ser celebrado anualmente em abril. Cláudio, hoje, emprega milhares de trabalhadores na indústria, construção civil, comércio e serviços.

O objetivo é conscientizar a população quanto à importância da prevenção para redução de acidentes e doenças ocupacionais no trabalho.

O projeto institui também a conscientização de trabalhadores e empregadores para a melhoria das condições de trabalho e de saúde do trabalhador. O objetivo é reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador mobilizando a sociedade para prevenção das doenças que ocorrem em decorrência do trabalho.

➡A cada minuto, um acidente
Segundo dados do Tribunal Regional do Trabalho da 4° Região, a cada minuto um trabalhador sofre um acidente no Brasil. Nos últimos anos, os registros de acidentes chegaram a 600 mil, com nove mil doenças e duas mil mortes de trabalhadores.

A marca abrange apenas os empregados com carteira assinada. Se forem considerados trabalhadores informais, o número pode ser sete vezes maior, chegando perto de quatro milhões de acidentes por ano.

“Os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais geram prejuízos tanto para os trabalhadores quanto para empregadores. O projeto parece ser simples, mas tem uma grande importância”, disse Fernando Tolentino, durante a discussão da matéria nas comissões da Câmara.
No mesmo sentido disse Darley Lopes, que falou que a iniciativa tem a finalidade também de influenciar na redução dos acidentes e doenças do trabalho.
Os vereadores Sargento Moisés (Cidadania) e Maurilo do Sindicato (PL) também comentaram sobre o PL e falaram da iniciativa.