Terça, 18 Mai 2021

18 de Maio: data chama a atenção para a violência sexual contra crianças e adolescentes

A Câmara Municipal de Cláudio se fez presente, nesta manhã de terça-feira (18), de ações promovidas em razão do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Um ato organizado pela Assistência Social ocorreu de frente à sede da Prefeitura e o Poder Legislativo esteve representado pelo seu presidente, o vereador Tim Maritaca (PSL), que estava acompanhado do prefeito Reginaldo Freitas (PSB) e servidores do Executivo.

Data

A data é em alusão a um episódio ocorrido em 18 de maio de 1973, quando a garota Araceli, de apenas oito anos de idade, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Tempos depois, seu corpo foi encontrado desfigurado por ácido em uma rua movimentada de Vitória (ES), e poucos tiveram a capacidade de denunciar o que estavam vendo. O silêncio e a falta de aplicação da lei marcaram o caso.

“Cabe a toda a sociedade se manter alerta, vigilante, para que essa proteção não aconteça apenas no mês de maio”, destacou o presidente.

Vítimas da crueldade

De acordo com os dados mais recentes, as meninas são os maiores alvos dos abusadores. Elas estão no centro de 84,64% dos registros. A idade de maior ocorrência é entre 12 e 17 anos – representam 61,9%. Os meninos também sofrem, e a idade mais vulnerável entre eles não é a mesma. Pode ser ainda mais cruel: entre 0 e 11 anos.

Como denunciar

As denúncias podem ser realizadas de forma anônima pelos telefones Disque 100 e Disque-Denúncia 181.