Terça, 29 Dezembro 2020

Chapa para a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Cláudio é registrada

Cerimônia de Posse no Centro Cultural deverá contar com transmissão ao vivo

Nessa segunda-feira, dia 28 de dezembro, encerrou o prazo para protocolo de chapas para eleição da Mesa Diretora do biênio 2021/2022. O mandato de dois anos para o presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários é uma previsão do Regimento Interno, a resolução que regulamenta o funcionamento político e administrativo da Câmara.

A chapa tem como candidato a presidente o vereador Agostinho Nonato Gomes Martins (Tim Maritaca), como candidato a vice, o vereador Evandro da Silva Oliveira, como primeiro secretário, o vereador Marcos Paulo Tostes Dutra Quirino e, como segundo secretário, o vereador Reginaldo Teixeira Santos. Os candidatos a presidente e segundo secretário estarão em seu terceiro mandato como vereador, o vice, no segundo, e o primeiro secretário, estreará no Poder Legislativo.

Como funciona a posse?

A Sessão Solene no dia 1º de janeiro começa com a posse dos vereadores, sob a presidência interina do vereador mais votado e secretariada provisoriamente pelo segundo vereador com mais votos na última eleição. Na disputa de 15 de novembro de 2020, os vereadores mais votados foram Tancredo Aladim Rocha Tolentino (Kedo) e Reginaldo Santos de Oliveira (Simental dos Custódios), respectivamente, com 865 e 828 votos. Ambos estarão no primeiro mandato como vereadores.

Na sequência da posse, ainda presididos e secretariados interinamente, os vereadores elegem a chapa para a Mesa Diretora, formada por candidato a Presidente, Vice-Presidente, 1º e 2º Secretários da Câmara.

Só depois de empossados os vereadores e eleita a Mesa Diretora, o Poder Legislativo dá posse ao Chefe do Poder Executivo local, ou seja, o prefeito, juntamente com seu vice.

Como será em 2021?

Em função da pandemia, a posse acontecerá no Centro Cultural, onde há mais espaço para se manter o distanciamento dos presentes. A lotação inclui vereadores eleitos, prefeito, vice, funcionários, autoridades e demais convidados dos eleitos, que ficarão sentados em lugares com distanciamento.

Só o auditório tem capacidade para 240 pessoas, mas, para evitar aglomeração, o objetivo é ocupar no máximo um terço deste espaço, mantendo duas cadeiras de distância entre convidados. Para entrar, uso de máscara e apresentação de convite serão obrigatórios.

A posse será mais simples, economizando-se investimentos com o arranjo de flores, redução de convites e cerimonial (feito voluntariamente por Jefferson Bernardes).

A cerimônia foi marcada às 18 horas, no dia 1º de janeiro, e deverá contar com transmissão ao vivo, live, pelo Facebook e Instagram da Prefeitura e em youtube.com/camaraclaudiomg.

Câmara Municipal de Cláudio

Poder Legislativo