Terça, 17 Março 2020

Prevenção ao Coronavírus: recomendações da Secretaria de Saúde

Ações de prevenção ao Covid-19 são recomendadas por Secretaria aos moradores de Cláudio

As informações de como a última pandemia está sendo prevenida e tratada, no Brasil e no mundo, estão amplamente disponíveis na mídia e nos canais oficiais. Na realidade local, o cidadão claudiense também tem onde acessar informações oficiais, evitando as fakenews.

Prevenção

Pelo Facebook da prefeitura, ontem, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda ações preventivas aos munícipes como:

- Higiene frequente das mãos com água e sabão, por pelo menos 20 segundos, ou utilização de desinfetante para as mãos, à base de álcool;

- Evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienização das mãos;

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, utilizando a parte interna do braço ou um lenço descartável;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes;

- Ficar em casa e evitar contato com pessoas, quando estiver doente;

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência (celulares, bancadas, etc);

- Não compartilhar copos e talheres que não tenham sido lavados/ou esterilizados;

- Manter os ambientes bem ventilados, janelas e portas abertas;

- Evitar realizar atividades em lugares com grande aglomeração de pessoas.

Ontem, a OMS (Organização Mundial da Saúde) sugeriu testes em larga escala para cada caso suspeito e a adoção de medidas de distanciamento social (fechamento de escolas, trabalho remoto e suspensão de eventos, entre outros) para conter a disseminação do vírus. Em Cláudio, o 6º Encontro Motociclístico, evento tradicional no munícipio, havia sido adiado para evitar aglomeração. A prefeitura também havia suspendido empréstimo do Centro Cultural.

Hoje, pelo Facebook, o prefeito anunciou ações estabelecidas no decreto nº 441/2020. Entre as ações, estão a suspensão da realização de provas do concurso público Edital 01/2019, marcada para o dia 05/04/2020, com nova data a ser informada em ato próprio posterior; e a suspensão das aulas nas escolas municipais pública, temporariamente, a partir de 18/03/2020 (amanhã).

Outras medidas

As escolas estaduais também terão as aulas suspensas, pelo período de 18 de março a 25 de março, com avaliações semanais da viabilidade de volta às aulas. O Tribunal Regional Eleitoral, por sua vez, não atenderá os eleitores até o dia 31 de março.

Câmara Municipal de Cláudio

Poder Legislativo