Quarta, 07 Agosto 2019

1ª Audiência Pública – 2º Período

No dia 7 de agosto de 2019, às 17 horas, realizou-se a 1ª Audiência Pública, do 2º Período, da terceira sessão legislativa da Câmara.

Presente a Senhora Maria da Consolação Pereira – Controladora Interna da Prefeitura e todos os Vereadores do Poder Legislativo de Cláudio.

A audiência atendeu à Solicitação do Poder Executivo, visando realizar a demonstração do Relatório Resumido da Execução Orçamentária – 1º e 2º bimestre, e Relatório de Gestão Fiscal – 1º quadrimestre, do exercício de 2019, atendendo a disposições da Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000.

De posse da palavra, a controladora interna representando o Poder Executivo, usando de recursos visuais – projeção – esclareceu que a audiência pública é uma das formas de participação e de controle popular da Administração Pública, que visa propiciar ao particular a troca de informações com o administrador, com isso também atende a Lei de Responsabilidade Fiscal. Em seu manifesto apresentou os relatórios, sendo demonstradas, dentre outras informações, a arrecadação do Município no período de janeiro a abril dos exercícios de 2018 e 2019, havendo um aumento de receita em 10,66 % de 2018 para 2019. Quanto à despesa, foram passados os números da fixada para 2019, especificando a empenhada, liquidada e paga, verificando-se que a receita líquida arrecadada no período em referência foi superior à despesa liquidada. No quadro demonstrativo, foram repassadas informações sobre as receitas correntes e de capital realizadas de janeiro a abril de 2019, sendo deduzidas: operações de crédito, rendimento de aplicações financeiras, receita de alienações de bens e dedução para o FUNDEB. E também sobre as despesas fiscais liquidadas, sendo deduzidos de juros e encargos da dívida e também amortização da dívida, chegando-se ao resultado primário que é a diferença entre as receitas fiscais realizadas e despesas fiscais liquidadas. Sobre o resultado nominal, esclareceu que demonstra a capacidade do Município de pagar suas dívidas em longo prazo. Também explicou o quadro da dívida pública, restos a pagar. Quanto aos percentuais Constitucionais e também previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal a serem cumpridos com a folha de pagamento, foram demonstrados os seguintes percentuais calculados sobre a receita corrente líquida: pessoal 49,06%, ficando aquém do limite consolidado de alerta que é de 54% e consequentemente dos limites prudencial e legal de 57% e 60% respectivamente. Na saúde, foram aplicados, no primeiro quadrimestre de 2019, 22,63% da receita líquida de impostos e transferência constitucionais, superior ao mínimo constitucional de 15%; e na educação 24,62%, ficando esta aquém do limite constitucional de 25%. Também foram demonstradas as informações e dados sobre a dívida consolidada e FUNDEB. Nas considerações finais, a controladora interna observou que os demonstrativos da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF - do final do 1º Quadrimestre de 2019 evidenciam que: o Município está com as finanças em equilíbrio, cumpre os limites para gastos com pessoal, dívida pública e disponibilidade de caixa, comprova a aplicação dos valores previstos na Constituição Federal em saúde e educação. Também apresentou fotos de obras e eventos realizados pelo Poder Executivo no 1º quadrimestre de 2019.

Na audiência manifestaram alguns Vereadores, sendo todos os questionamentos devidamente respondidos. Não houve manifestação do público.

Câmara Municipal de Cláudio

Poder Legislativo