Sexta, 06 Janeiro 2023

Câmara de Cláudio instala sistema de energia solar fotovoltaica

Câmara de Cláudio é a primeira do Centro-Oeste mineiro a contar com energia sustentável

A Câmara Municipal de Cláudio acaba de instalar painéis solares para a produção da energia fotovoltaica. Com isso, se torna a primeira Casa de Leis da região Centro-Oeste a contar com o serviço.

Além da pegada no quesito sustentabilidade, colaborar com o meio ambiente e por ser uma fonte limpa de fornecimento de energia, contribui com a redução de emissão de gases e dos impactos causados por reservatórios e linhas de transmissão. A energia captada abastecerá totalmente o prédio do Poder Legislativo local.

Os geradores fotovoltaicos, com potência ampla, instalados no telhado do Legislativo, entraram em operação no último mês e vão gerar 100% de energia solar para o prédio. O objetivo é contribuir com o meio ambiente e economizar com a conta de luz.

O ex-presidente da Câmara, vereador Tim Maritaca, priorizou, no biênio 2021/2022, a economia e transparência dos atos públicos e, principalmente, a preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade, com apoio dos vereadores. “Com a energia solar, limpa e renovável tenho certeza de que trará bons frutos ao nosso Legislativo”, comenta.

O engenheiro responsável pelo trabalho explica que a energia excedente gerada será injetada na rede, gerando mais créditos para o abatimento da energia consumida pelo órgão público.

Minas Gerais é o estado brasileiro que lidera o ranking de geração solar distribuída, responsável por 17,4% de toda a potência instalada, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). O uso desses sistemas pode gerar uma redução de aproximadamente 90% na conta de luz.

Assessoria de Comunicação Social do Poder Legislativo