Segunda, 19 Dezembro 2022

Plenário define Mesa Diretora para 2023/2024: chapa encabeçada por Kedo Tolentino é eleita

O vereador Kedo Tolentino (Podemos) será o novo presidente da Câmara, a partir de 1º de janeiro de 2023. Durante votação realizada na sessão extraordinária desta sexta-feira (16), a Chapa 1, encabeçada pelo parlamentar, obteve cinco votos e conquistou a vitória.
Junto com ele, foram eleitos os vereadores Fernando Tolentino (PSDB), vice-presidente; Julinho Araújo (PSC), 1ª secretário - o vereador não votou na chapa e teve o pedido para sair da chapa não analisado; e Darley Lopes (Cidadania), 2º secretário, que compuseram a chapa vencedora.
A eleição ocorreu nas primeiras horas desta sexta-feira após várias horas de sessão.
Após abertura, o presidente Tim Maritaca leu o parecer jurídico relacionado a chapa 2, encabeçada pelo vereador Evandro da Ambulância (PL), como presidente, vice Simental (PSDB), 1.º Secretário Reginaldo Enfermeiro (PSB) e 2.º Secretário Marcos Paulo Dutra (PSB), documento este que citou vários elementos como a intempestividade do registro e outros pontos, o que resultou no seu indeferimento.
Quando foi aberta a votação, em que foi admitida chapa única, vereadores passaram a votar. Seis vereadores que votaram diferente do definido - que seria chapa 01 ou abstenção - tiveram os votos computados como abstenção.
O secretário Marcos Paulo chegou a declarar resultado diverso do anunciado pelo presidente e foi advertido e substituído pelo vereador Darley Lopes, que anunciou a vitória da chapa 01 encabeçada por Kedo Tolentino.
Após o resultado, o parlamentar Kedo - e demais integrantes da Mesa Diretora eleita - receberam os cumprimentos de vereadores, assessores e demais presentes.
Em entrevista à TV Câmara, canal institucional e oficial do Poder Legislativo, ele agradeceu aos parlamentares, especialmente aos que o elegeram com a votação.
Kedo citou projetos que pretende colocar em prática e comentou que pretende caminhar com aqueles que estiverem do seu lado no trabalho como presidente.
“Vamos ter dois anos para fazer um trabalho [...] em prol da população, da independência do Legislativo e isso eu acho muito importante”, disse o presidente eleito.
Ele ainda disse que vai dedicar um dia da semana para receber à população para ouvir demandas e pedidos.
Veja, na próxima reportagem, a biografia dos integrantes da futura Mesa.
Assessoria de Comunicação Social do Poder Legislativo