Quarta, 01 Setembro 2021

Câmara Municipal desmente publicação tendenciosa em blog local

O Poder Legislativo esclarece à população que são tendenciosas e distorcidas as informações publicadas terça-feira (31) no Blog ‘TribunaWeb’ de que a “Câmara de Cláudio teria ‘investido’ R$ 10,5 mil em comida para reuniões semanais”.  As despesas relacionadas no portal da transparência são claras e não dão margens para interpretações tendenciosas e que não condizem com a realidade.

A informação publicada no referido blog e disseminada nas redes sociais de maneira maldosa traz uma versão deturpada, já que trata-se de uma estimativa anual de gastos. Ao contrário do que fora citado na reportagem, o custo mencionado não são referentes às despesas por reunião semanal. Os gastos POR REUNIÃO SÃO EM TORNO DE R$ 32,50, para atendimento dos 11 vereadores, 15 servidores e demais visitantes.

A Câmara de Cláudio é uma das mais econômicas da região.

A matéria cita dois processos licitatórios distintos. Um de padaria e um de salgados.

No procedimento de contratação ANUAL de padaria estão 190 quilos de pão de sal, como frisa a reportagem. Tal quantidade representa uma mera estimativa para atender o café diário dos servidores do Poder Legislativo Claudiense, nos 12 meses de trabalho.

Neste ano de 2021, até julho, este café da manhã e da tarde dos 15 servidores (diga-se de passagem pão de sal e manteiga), custou R$ 1.896,00 para estimados 147 dias de trabalho. Tal valor representa um gasto de R$ 13,00 por dia, isto é, menos de R$ 1,00 para cada servidor.

Diferentemente do que narra a tendenciosa matéria do blog local, a Câmara Municipal de Cláudio não gasta dinheiro público para promover ‘comilança’, ‘gulodice’, ou algo do tipo. Pelo contrário, o Poder Legislativo Claudiense trata o dinheiro público com responsabilidade, zelo e total transparência.

Frisa-se que todas as contratações realizadas pela Câmara de Cláudio atendem estritamente os limites legais e as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

O livre direito à liberdade de imprensa não tira o dever e o compromisso de lidar com a verdade e veicular informações verídicas.

Um blog não pode se eximir da veracidade e da legitimidade daquilo que se veicula. É necessária imparcialidade, mesmo na função jornalística, sob pena de demonstrar suposto apadrinhamento da nota mentirosa.

Por fim, a Câmara Municipal de Cláudio expressa total indignação contra a disseminação deliberada de notícias falsas, as famosas fake news, que ferem os princípios da ética jornalística e prejudicam diretamente a população.

Cláudio, 1º de setembro de 2021.

Câmara Municipal de Cláudio (MG)                                                                                                   WhatsApp Image 2021 09 01 at 14.15.25