Sexta, 20 Março 2020

Das Comissões para o Plenário

Reunião Extraordinária das Comissões encaminha dois projetos para pauta Plenária

Uma reunião atípica. Janelas abertas, dispensa da leitura da ata da reunião anterior, oração de três Pai Nosso ao invés de apenas um. A Câmara, reconhecendo o momento difícil para o país, segue firme em suas atividades, fazendo as adaptações necessárias para prevenção do coronavírus, e acompanhando atentamente a realidade do munícipio e região.

Expediente

Dois projetos de autoria do Executivo receberam parecer favorável das Comissões. Os Projetos de Lei Complementar nº 3/2020 e nº 4/2020, estabelecem, respectivamente, criação de dez vagas para Auxiliar de Serviços Gerais da Educação e uma vaga para o cargo de Farmacêutico.

Representante do Sintram, Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região, Darley Lopes leu parecer favorável aos dois projetos. “Salvo melhor juízo, visam ampliar e melhorar o atendimento do referido município”.

No debate do primeiro projeto, a vereadora Rosemary lembrou o difícil contexto do coronavírus. “Nesses tempos em que estamos vivendo, principalmente esses dias, com essa pandemia, há abertura de vagas: quer dizer, são novos empregos. São mais onze pessoas que vão poder trabalhar e poder dar o sustento para a família”.

Na discussão do segundo projeto, foi a vez do vereador Reginaldo comentar que a vaga é oportuna com a mudança de sistema de informação: “as vezes o cidadão vai até a unidade de saúde, faz a consulta, o médico prescreve medicamento, ele desce até a farmácia, depois tem que retornar à unidade para trocar a receita que não está adequada. [...] Então eu acho que a questão de mais um farmacêutico vai conseguir fazer um treinamento dos profissionais que emitem essas receitas para tentar amenizar esses problemas – porque esse problema vem acontecendo há alguns meses”.

Pedido de vista e sobrestamento

O vereador Tindora devolveu projeto sobrestado em reunião anterior. De autoria do Executivo, o Projeto de Lei nº36/2019 “busca definir o perímetro urbanizável da margem do lago da Represa de Carmo do Cajuru”- com Emenda nº 1 Modificativa, da vereadora Rosemary, que “busca adequar o perímetro apresentado originalmente”. A vereadora Geny, a pedido do vereador Evandro, pediu vista do projeto. Evandro argumentou que já conversou com o secretário de obras e que o Executivo se comprometeu a modificar o projeto.

Por sua vez, Tim Maritaca devolveu o Projeto de Lei nº5/2020, de autoria do vereadores: Reginaldo, Geny, Tim Maritaca, Evandro e Maurilo. O projeto “dispõe sobre a instalação de câmeras de monitoramento de segurança nas escolas públicas municipais e cercanias”. Após devolução, o vereador Reginaldo pediu sobrestamento.

No site da Câmara, você confere a pauta da próxima reunião dos membros da casa.

Câmara Municipal de Cláudio

Poder Legislativo