Quinta, 15 Junho 2023

Criação da Galeria dos Vice-prefeitos “José Augusto Magalhães - Zé Lica” é aprovada pelos vereadores

O plenário aprovou por unanimidade, em dois turnos e redação final, e seguiu para ser sancionado o projeto de lei 17/2023, que institui a galeria dos ex-vice-prefeitos “José Augusto Magalhães – Zé Lica” na sede da prefeitura. A criação da nova galeria se junta a já existente dos ex-prefeitos.

A proposição é de autoria do vice-presidente, vereador Fernando Tolentino, que justificou que o objetivo de instituir a “Galeria dos Vice-Prefeitos” é preservar o arquivo histórico municipal com resgate a sua memória política por meio de exposição pública sem favorecimento pessoal de nenhum dos agentes que atuaram no município.

“A Galeria irá incrementar o patrimônio histórico e cultural do município, uma vez que retrata sua trajetória desde os primeiros anos de emancipação política através das imagens de seus governantes que foram eleitos pela população local”, informou o autor do projeto.

A Galeria dos vice-prefeitos “José Augusto Magalhães – Zé Lica” deverá ser instalada nas dependências do Paço da Prefeitura Municipal de Cláudio, situada à Av. Tancredo Neves, n.º 152, Centro, neste município de Cláudio.

Conforme o vereador, a vida política de Zé Lica teve início em 31 de janeiro de 1963, quando assumiu o cargo de vice-prefeito, junto com o Sr. Múcio Guimarães Tolentino, pelo PSD.

“Autêntico político, de muita atividade, sempre colaborou e serviu ao município no que foi possível. Durante sua profícua passagem também pelo Poder Legislativo claudiense, sempre voltou sua atenção para as demandas do Distrito de Monsenhor João Alexandre e dos povoados vizinhos, ao demonstrar sua fidelidade e sua responsabilidade política. Sempre ativo, lutou pela eletrificação rural no município e pelo asfaltamento da rodovia que liga Cláudio à BR-381. Muito caridoso e atencioso com as pessoas, dedicou sua vida em ajudar ao próximo, materialmente e espiritualmente. Faleceu em outubro de 1986, deixando um legado de competência e trabalho”, informou o vereador na biografia que justificou o projeto aprovado.

José Augusto Magalhães – Zé Lica, além da galeria, também nomeia uma escola municipal no distrito de Monsenhor João Alexandre.

Quem foi José Augusto Magalhães?
José Augusto Magalhães nasceu no dia 12 de fevereiro de 1919, na mineira cidade de Mateus Leme. Filho do Sr. Gentil Magalhães e de Dona Maria Augusta Guimarães, casou-se com Ana Gonçalves Magalhães, nascendo dessa união 10 filhos: Maria de Lourdes, Cleusa, Márcia, Gentil, Maristela, Marilda, Andréia, Silvana, Adriany e Ana Cristina. Iniciou seus estudos em Pará de Minas e sua primeira professora foi Dona Elvira Lopes.

Com 14 anos, iniciou sua vida profissional com seu pai adotivo, Sr. Joaquim Licas Nogueira, no ramo de agropecuária. Aos 22 anos de idade passou a trabalhar como empregado na firma Souza Barroso & Cia. e, em seguida, trabalhou por conta própria em um bar, em sociedade com o Sr. Fernando Prado. Foi serventuário da Justiça e proprietário de um supermercado.

Foi um assíduo colaborador do Asilo local e recebeu várias honrarias pelos serviços prestados à comunidade do Distrito de Monsenhor João Alexandre. Foi também sócio fundador do Automóvel Clube de Cláudio.

Depois, como Provedor da Santa Casa de Misericórdia, conseguiu levantar recursos junto à Superintendência do Vale do São Francisco (SUVALE), para equipar e melhorar as condições daquela instituição. Contou com a intervenção do Dr. Tancredo Neves.

Na década seguinte, foi eleito para a 14ª Legislatura da Câmara, que ocorreu no período de 1973 a 1977. Foi eleito Presidente do primeiro período iniciado em 31/01/1973, e em 1º/02/1974, foi reeleito, deixando o cargo em 03/02/1975. Nessa mesma data, foi eleito Secretário e reeleito em 06/02/1976.

Em 30/04/1975, José Augusto Magalhães foi eleito vice-líder da bancada da ARENA na Câmara, por aclamação.

Na 15ª Legislatura Municipal, José Augusto Magalhães, novamente eleito vereador, foi Presidente por duas vezes (31/01/1977 a 21/02/1978 e 03/03/1980 a 15/02/1981); Vice-Presidente (08/02/1982 a 30/01/1983) e Secretário (22/02/1978 a 02/03/1980 e de 16/02/1981 a 07/02/1982).

Assessoria de Comunicação Social do Poder Legislativo