Quinta, 30 Junho 2022

MOÇÃO N.º 16/2022

Os vereadores signatários, no uso da função legislativa que lhes confere o Regimento Interno desta Câmara e observando disposições da Resolução n.º 110/2011, requerem da Mesa Diretora da Casa, “ad referendum” do Plenário; encaminhar esta “MOÇÃO DE PESAR” à família de Antônio de Freitas Neto, pelo seu falecimento.

Antônio de Freitas Neto, mais conhecido como “Tonho do Zote”, filho de Joaquim Antônio de Freitas e Mercês Maria de Freitas, nasceu no Distrito de Monsenhor João Alexandre - Cláudio/MG, em 04 de agosto de 1932.

Viveu toda a infância na sua terra natal e ali concluiu o primário na Escola Estadual Custódio Costa, não podendo dar continuidade aos estudos em razão das dificuldades que sua família enfrentava e com isso passou parte da adolescência trabalhando com o pai, na roça, carreando bois, plantando e fazendo diversas outras atividades no meio rural.

Por volta dos 20 anos de idade, conheceu Maria Francisca de Freitas a qual, em 1959, tornou-se sua esposa, tendo a união perdurando 63 anos até o falecimento “Tonho” em 04 de junho de 2022.

O casal construiu uma grande família composta por 08 (oito) filhos: Maria de Lourdes, Délia Maria, Lidélia Maria, Ananias Antônio, Leandro Antônio, Leomar Antônio, Delimar Antônio e Júnior Antônio; também tiveram 11 netos e 10 bisnetos.

Em 1973, começou a trabalhar na Prefeitura Municipal de Cláudio, como motorista de caminhão do transporte de lixo e logo foi designado para prestar serviços no centro da cidade. Desta forma se deslocava todos os dias de Mons. João Alexandre até a sede do Município, mas para sua felicidade, após alguns anos, começou a trabalhar em Monsenhor, realizando todo serviço necessário ao bem estar da população e lá prestou serviços até se aposentar em 1997.

“Tonho do Zote” gostava de contar que, uma vez, quando dirigia o caminhão, caiu em uma ribanceira, próximo ao “buracão”, tendo o veículo capotado por 06 (seis) e que nessa fatalidade fraturou apenas duas costelas. Apesar das circunstancias, não desanimou de exercer com competência a atividade que lhe foi confiada, desempenhando-a sob sol e chuva, garantindo o sustento de sua tão amada família.

Em sua comunidade era considerado um homem muito devoto. Auxiliou, por muitos anos, os serviços da capela de Santo Antônio, sendo encarregado de abrir e fechá-la, bem como de bater o sino todas as noites, às 18h, anunciando a “hora do ângelus”. Além disso, nos meses de junho, no qual é celebrado a Festa de Santo Antônio, padroeiro de Monsenhor João Alexandre, construía, juntamente com seu irmão José Antônio, a barraca utilizada para as festividades do padroeiro, Santo no qual possuía mais devoção.

“Tonho do Zote” foi, por muitos anos, jogador do Meridional Futebol Clube, do Distrito de Monsenhor, e, mesmo depois de ter parado de jogar, continuou na torcida e era aquele tipo de torcedor que estava sempre na beira do campo acompanhando os jogos do time do coração, orientando os jogadores ou até mesmo chingando quando necessário.

“Tonho do Zote”, sempre será reconhecido desta forma: um homem amigo, que deixou um legado de humildade, honestidade, ajuda ao próximo, além de deixar muita saudade em seus parentes e amigos.

Diante de tudo o exposto, a Câmara Municipal de Cláudio manifesta profundo pesar pelo falecimento de Antônio de Freitas Neto, o “Tonho do Zote” e deseja aos seus familiares e amigos serenidade para suportar este difícil momento.

Cláudio (MG), 30 de junho de 2022.

MESA DIRETORA

TIM MARITACA