Sexta, 09 Abril 2021

INDICAÇÃO Nº 177/2021

O vereador signatário, no uso da função administrativa auxiliar que lhe conferem os artigos 203 e 204 do Regimento Interno, requer se digne essa Mesa Diretora, “ad referendum” do plenário; enviar a presente indicação ao Chefe do Poder Executivo local, sugerindo-lhe a implantação no município de um Centro de Reabilitação Pós-COVID, estabelecendo neste espaço um atendimento de forma integrada através de uma equipe multidisciplinar, composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores físicos, nutricionistas e psicólogos, além de atendimento médico especializado para o tratamento de sequelas decorrentes da doença.

São frequentes os relatos de pacientes que apresentam implicações motoras, respiratórias e emocionais, como fadiga crônica, sequelas na voz, dificuldade de respiração, depressão, ansiedade, perda de massa muscular ou atrofia muscular devido à internação hospitalar por longos períodos em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Para além de reforçar as medidas de prevenção à contaminação pela COVID-19 e do tratamento da doença, portanto, faz-se extremamente necessário um acompanhamento cuidadoso dos pacientes – sobretudo dos que têm maiores complicações – no período posterior à sua recuperação da enfermidade.

É para atender a esta demanda, portanto, que se destina um Centro de Reabilitação Pós-COVID, que ofereça à população atendimento integrado através de uma equipe multidisciplinar.

Diante do exposto, o subscrevente pede o apoio dos colegas edis para a aprovação desta indicação e antecipa agradecimentos ao Chefe do Executivo na certeza de que fará o possível para a efetivação do que ora lhe é sugerido.

Cláudio (MG), 09 de abril de 2021.

FERNANDO TOLENTINO