Quarta, 13 Setembro 2023

SETEMBRO AMARELO

Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio, que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, no Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer.

❤‍?- Como saber se uma pessoa precisa de ajuda?

Para ajudarmos, primeiro devemos estar atentos aos sinais que a pessoa emite que podem ser:

Isolamento; Falta de interesse por atividades cotidianas; Desequilíbrio emocional; Abuso no uso de drogas; Redução do autocuidado;

?- Como posso ajudar uma pessoa que está pensando em suicídio?

Quando encontramos uma pessoa que necessita de ajuda, o primeiro passo é conversar. Saber ouvir é essencial, é preciso entender a dor do próximo, e não julgá-lo.

É importante incentivá-la a buscar ajuda profissional e comunicar familiares e amigos de que há suspeita de que aquela pessoa possa tentar um suicídio.

?⚖️ - Seja a ajuda que o outro precisa!

Ver menos
Câmara Municipal de Cláudio