Sexta, 25 Fevereiro 2022

MOÇÃO N.º 02/2022

Os vereadores que a presente assinam, no uso da função legislativa que lhes confere o Regimento Interno desta Câmara e nos termos da Resolução n.º 110/2011, requerem se digne essa Mesa Diretora, “ad referendum” do Plenário; encaminhar esta “MOÇÃO DE PESAR” à família de Efigênia Azevedo Fernandes, pelo seu falecimento.

Faleceu em 08 de fevereiro de 2022 a Sra. Efigênia Azevedo Fernandes, nascida em 03 de setembro de 1935, no Povoado do Sobrado, em Cláudio.

Era filha única de Pedro Gonçalves de Azevedo e Ana Martins de Azevedo. Tinha 07 (sete) filhos, 19 (dezenove) netos e 08 (oito) bisnetos. Apesar de não ter diploma escolar além do Ensino Médio, atuou durante algum tempo como professora no antigo Povoado de Laranjeiras, dada a dificuldade daquela época de contratação de professores para o meio rural.

Com o sonho de constituir uma família e ser feliz, casou-se com Iraci Antônio Fernandes, em 1955, mas anos depois teve que enfrentar a separação. Em situação delicada, sozinha, em dificílima situação financeira, embora seus pais mesmo pobres ajudassem dentro dos seus limites, foi aconselhada a internar seus filhos na Casa de Menores São Tarcísio, com o que absolutamente não concordou, embora soubesse das dificuldades que estariam por vir.

Dona “Zezé do Quintinho” e Dona Risoleta Neves, sensibilizadas com a situação de sua conterrânea e acreditando que havia talento em suas mãos e que ela precisava dessa ajuda num momento tão delicado de não abrir mão da companhia dos seus filhos, convidaram uma artesã carioca, dona Júlia, para vir a Cláudio/MG especialmente para lhe ensinar a arte de confecção de flores artificiais.

Com facilidade, já que contava a seu favor esse dom, garantiu à sua família o sustento necessário para prosseguir. Primeiro, foram as flores de palha, depois de papel e mais tarde de tecidos engomados. Trabalhou por muitos anos e noites adentro para honrar as despesas com alimentação, saúde e escola de seus filhos.

A arte de fazer flores, a singeleza com a forma e a beleza aliada à delicadeza do seu trabalho encantou a todos os claudienses. Eram grinaldas, buquês de noivas, ornamentação de Igreja, dos andores de procissões. Coroas de “anjinhos”, fantasias de carnaval, decoração de festas.

Com o filho mais velho trabalhando na Fundição Libaneza, arrumando as malas aos 15 anos, para estudar fora em um colégio federal técnico, as dificuldades aumentaram, já que o salário daquele filho ajudava bastante nas despesas do lar; mas D. Efigênia o encorajou a seguir aquele caminho.

Exemplo de mãe exerceu com dignidade o papel de preparar sua geração para a vida, transformando-os em cidadãos dignos. As palavras de Dona Efigênia ainda ecoam no ouvido de quem presenciou os momentos em que repetia sempre em alto e bom tom: "Não tenho nada pra deixar para os meus filhos a não ser a certeza de que vão vencer nesta vida através da educação".

Assim, a Câmara Municipal manifesta profundo pesar pelo falecimento de Efigênia Azevedo Fernandes e deseja aos seus familiares e amigos serenidade para suportar este difícil momento.

Cláudio (MG), 25 de fevereiro de 2022.

MESA DIRETORA

TIM MARITACA