Quinta, 17 Fevereiro 2022

MOÇÃO N.º 01/2022

Os vereadores signatários, no uso da função legislativa que lhes confere o Regimento Interno desta Câmara e também a Resolução n.º 110/2011, requerem se digne essa Mesa Diretora, “ad referendum” do Plenário; encaminhar a presente “MOÇÃO DE PESAR” à família de Marina Campos Guimarães, pelo seu falecimento.

Faleceu, em 03 de fevereiro de 2022, Marina Campos Guimarães, segunda mulher a ocupar o cargo de vereadora na história da Câmara Municipal de Cláudio/MG.

Referida senhora deixa um importante legado na política e no progresso do Município. Foi Presidente da Câmara de Vereadores no período de 31/01/1971 a 30/01/1973 (13ª Legislatura), sendo reeleita para a 14ª Legislatura (31/01/1973 a 30/01/1977), ocasião que tinha como colega de parlamento a saudosa vereadora Paulina Dutra Alves, a pioneira no cargo no Município.

Depois de uma passagem muito produtiva na Câmara, ainda se dedicou aos problemas municipais, como advogada e cidadã. Em reuniões posteriores, há registros de sua participação na tribuna livre, onde solicitava atenção dos edis para a área de saúde.

Nasceu em 05 de março de 1941, em Cláudio, na fazenda do Chumbo, filha de José Amorim Guimarães e Namur Campos Guimarães, neta do saudoso Domingos Teixeira Guimarães. Estudou em sua terra natal e em outras cidades, se formando em “Técnico em Contabilidade” e Direito.

Entre 1965 e 1973, manteve o Escritório de Contabilidade “Marina Campos Guimarães”, neste Município, prestando assessoria contábil para empresas e empresários.

Posteriormente, foi aprovada para o cargo de Auditor Fiscal da Prefeitura de Belo Horizonte onde também ocupou importantes cargos de assessoria e diretoria.

Ao retornar para Cláudio, exerceu a advocacia por determinado período até cancelar seu registro na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, em 2007, por motivo de doença e, em 2008, voltou para Belo Horizonte onde residiu até o dia do seu falecimento.

Assim, a Câmara Municipal manifesta pesar pelo falecimento de Marina Campos Guimarães e deseja aos seus familiares e amigos serenidade para suportar este difícil momento.

Cláudio, 17 de fevereiro de 2022.

MESA DIRETORA

Vereador (CIDADANIA)

SIMENTAL

Vereador (PSDB)