Sexta, 20 Outubro 2023

Audiência Pública com entidades, associações e Conselhos Comunitários lota plenário da Câmara.

Em pauta esteve a intenção da prefeitura em remanejar parte das organizações que receberão emendas impositivas da Assistência Social para a Secretaria de Planejamento e Gestão; PL 27/2022, em discussão nas comissões, motivou audiência

Durante toda a tarde desta quinta-feira (19), o plenário da Câmara de Cláudio recebeu uma audiência pública com a presença de Conselhos Comunitários, associações e entidades, onde esteve em pauta as dúvidas de vereadores a respeito do projeto de lei 27/2022, que diz respeito à alteração da lei de subvenções, abertura de crédito especial e remanejamento de entidades para vinculá-las à Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão.

Convocadas, a Secretária de Planejamento e Gestão, Gabriella Fonseca, e a assessora de conselhos paritários, Tayná Pereira, passaram por uma sabatina onde foram questionadas sobre vários pontos relativos ao tema pelo presidente Kedo Tolentino e pelos vereadores Darley Lopes, Fernando Tolentino e Tim Maritaca. Elas estavam acompanhadas pelo procurador do município, Alex Bruno.

Representantes da assessoria jurídica da Câmara Municipal também pontuaram sobre a matéria, na sessão que iniciou às 14h e terminou por volta das 17h. O vereador Simental, Sargento Moisés, Marcos Paulo Dutra e Reginaldo Enfermeiro também estiveram presentes e fizeram suas perguntas e colocaram seus pontos de vista sobre o tema.

Após as manifestações, a palavra foi aberta para os representantes dos conselhos e associações convocados. Marcaram presença Ana Maria Gonçalves, da Ascla; Valdemar Xavier, da Ambas; Higor Augusto, da Assetuc; Antônio Mariano Santos, da Asmore; Elisa Maria Pereira, da Anatur; Jaqueline Ayala, da CDL; além dos representantes dos Conselhos de Desenvolvimento Comunitário da Rocinha (Débora Amaral), de Monsenhor João Alexandre (Márcio Geraldo Toledo), do Corumbá (Mário Lúcio), do Jacarandá (Leovergílio Menezes), do Ribeiro do Cervo (Alvair Ferreira) e de Sete Lagoas (Jerry Martins).

Ainda estiveram na audiência pública o Grupo de Amor Exigente São Geraldo, representado por Marta Gonçalves, o movimento LGBTQIA+, representado por Servos Cardoso, e o Conselho Municipal de Assistência Social, representado por Natália de Freitas, que também fez uso da palavra.

A audiência pública foi transmitida ao vivo pelos canais digitais e oficiais do Poder Legislativo e as falas e posicionamentos de cada vereador, dos representantes da prefeitura, e também das entidades estão disponíveis na íntegra pela TV Câmara.

Assessoria de Comunicação Social do Poder Legislativo