Terça, 20 Dezembro 2022

MOÇÃO Nº. 33/2022

O vereador subscrevente, no uso da função legislativa que lhe confere o Regimento Interno desta Câmara e nos termos da Resolução n.º 110/2011, requer da Mesa Diretora da Casa, “ad referendum” do Plenário, encaminhar a presente “MOÇÃO CONGRATULATÓRIA" ao Centro Recreativo de Cláudio – CRC, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade claudiense e à coletividade.

Há 50 anos, o que se tornaria a ser o Centro Recreativo de Cláudio, era apenas um gramado no meio do pasto, onde alguns amigos se juntavam para jogar futebol em um terreno adquirido pela Prefeitura, e hoje é um dos maiores clubes da região centro-oeste de Minas, com uma infraestrutura invejável, graças aqueles que tiveram coragem, visão e fundaram o Centro Recreativo de Cláudio.

No dia 31 de outubro de 1972, reuniram-se 29 cidadãos da cidade, sob a presidência do Sr. Antônio Gonçalves Prado – “Tampinha”, então Prefeito do Município, com o objetivo de fundar e eleger a primeira diretoria da “Praça de Esportes”, sendo então escolhido o nome do clube por votação, sendo definido que seria: “Cláudio Tênis Clube”, e também foram escolhidas as cores representativas, sendo vermelho e branco.

Nesta mesma data foi elaborado o Estatuto Social e constituído o Regimento Interno, além da eleição da 1ª diretoria tendo como Presidente, José Gregório Sobrinho e mais outras 17 pessoas.

Assim nascia o mais novo local de esportes de Cláudio, com a imediata contratação de funcionários para cuidar do local.

Na 2ª reunião, em novembro do mesmo ano, foi realizada outra votação para escolha do novo nome da “Praça de Esportes de Cláudio”, sendo selecionados nove nomes por indicação de alunos da Escola Quinto Alves Tolentino e por membros da diretoria, sendo aprovada a mudança de nome para: “Centro Recreativo de Cláudio” - CRC.

O CRC consegue se manter cobrando as taxas mais baixas de todo país, conforme levantamento realizado pela atual diretoria, proporcionando esporte, lazer e socialização a população claudiense e visitantes de todo interior de Minas e também de outros Estados.

O local foi construído em quase sua totalidade pela Administração Pública, mas a manutenção, o pagamento dos funcionários, os encargos e todas as despesas são pagos com recursos da própria instituição, ficando para a Prefeitura o pagamento das contas de água, luz e produtos de piscina.

Hoje o CRC atende gratuitamente todos os projetos da Assessoria de Promoção do Esporte e Lazer do Município de Cláudio, que compreende em natação, hidroginástica, futsal, volêi e futebol society, totalizando 950 pessoas frequentando gratuitamente as instalações, além disto, outras instituições como: Polícia Militar, Grupo de Resgate, CAPS e todas as Escolas do Munícipio utilizam o CRC gratuitamente.

Uma rica história ligada ao esporte, lazer e social, que engrandece ainda mais o “Centro Recreativo de Cláudio”.

Diante do exposto, o Poder Legislativo, representando os claudienses, parabeniza e agradece o “Centro Recreativo de Cláudio – CRC” por todo o trabalho que tem realizado ao longo dos anos em prol do Município e da coletividade de Cláudio/MG.

Cláudio (MG), 01 de dezembro de 2022.

FERNANDO TOLENTINO

Vereador (PSDB)