Segunda, 06 Dezembro 2021

MOÇÃO N.º 28/2021

Os vereadores signatários, no uso da função legislativa que lhes confere o Regimento Interno e nos termos da Resolução n.º 110/2011 da Casa, requerem se digne essa Mesa Diretora, “ad referendum” do Plenário; encaminhar a presente “MOÇÃO DE PESAR” à família  de MARIA DO ROSÁRIO RODRIGUES GUIMARÃES, pelo seu falecimento.

Singela homenagem póstuma a nossa querida e amada “Tia Lenga.”

Maria do Rosário Rodrigues Guimarães, a “Dona Lenga”, ou, para muitos, apenas “Tia Lenga”, nasceu em Carmo do Cajuru em 15 de outubro de 1932 e faleceu em 12 de setembro de 2021, quase completando 89 anos de vida. Era a décima filha de Custódio Teixeira Guimarães, “sr. Totó” e Maria Rodrigues Guimarães, a “Dona Neném”.

Em sua tenra infância, viveu na Fazenda das Posses, vindo para Cláudio apenas para estudar, já por volta dos sete anos de idade e retornava para a fazenda por ocasião das férias escolares. Também morou por algum tempo em Itaúna e, quando voltou para Cláudio, sua família já residia definitivamente na sede do Município.

Em casa, sua vida foi de muito trabalho, mas também de muito amor em família.  As tarefas do lar eram divididas com a irmã mais nova, “Dona Didi”, especialmente após o falecimento de sua mãe, quando passou a cuidar do pai, o sr. “Totó”.

Dedicou-se, por toda a vida, ao cuidado dos sobrinhos e também de muitos sobrinhos-netos. Sempre muito zelosa com a casa, a horta, as flores e as frutas.

Com suas amizades era atenta e dedicada! Sempre encontrou tempo para fazer visitas, dando apoio para vários amigos e suas famílias, colocando-se à disposição para servir.

Em 1975, começou a trabalhar na Escola Estadual Maria Dias Coelho, onde era Inspetora de alunos e se dedicava a cuidar da disciplina. Cumpria rigorosamente suas obrigações, sempre rígida, mas também extremamente carinhosa e de grande ternura e doçura, acompanhando muitos claudienses nos anos escolares. Fez parte da comunidade escolar como verdadeira Educadora, no sentido mais amplo da palavra.

Trabalhou ainda na Escola Estadual Quinto Alves Tolentino e Escola Municipal Coronel Joaquim da Silva Guimarães, na qual, aos 70 anos de idade, aposentou-se compulsoriamente.

Sempre lembrada por inúmeros alunos como a pessoa que aconselhava, ajudava e que também possibilitava o término dos estudos, porque permitia que os estudantes entrassem na escola, no período noturno, mesmo estando atrasados. Muitos iam para a escola apenas após o encerramento do trabalho, já fora do horário das aulas, e era ela quem deixava entrar, tomando para si a responsabilidade daquelas decisões.

Recebeu o carinho dos alunos, que a reconheciam e vinham cumprimentar e agradecer, retribuindo todos os anos de dedicação e será, também por isso, sempre lembrada como presença viva na memória de gerações de claudienses.

Assim, a Câmara Municipal de Cláudio manifesta condolências pelo falecimento de Maria do Rosário Rodrigues Guimarães, desejando serenidade aos seus familiares e amigos para suportarem este difícil momento.

Cláudio (MG), 06 de dezembro de 2021.

MESA DIRETORA:

TIM MARITACA