Quinta, 14 Outubro 2021

MOÇÃO N° 23/2021

O vereador que a presente assina, no uso da função legislativa que lhes confere o Regimento Interno desta Câmara e nos termos da Resolução nº 110/2011, requerem se digne essa Mesa Diretora, “ad referendum” do Plenário desta Egrégia Casa; a encaminhar esta “MOÇÃO DE PESAR” à família da Sr. Ronaldo Vasconcelos Costa, pelo seu falecimento.

RONALDO VASCONCELOS COSTA era filho de Geraldo Anselmo Costa (Gaiolão) e Terezinha Lúcia Vasconcelos Costa. Nasceu no dia 29 de outubro de 1967, na Santa Casa de Carmo da Mata. Era gêmeo e, devido a complicações do parto, seu irmão não sobreviveu. Tinha muito orgulho de ser Claudiense, e como tradição de Cláudio tinha seus apelidos. Por alguns amigos era chamado de “Pacato” e popularmente era chamado por “Ronaldo do Gaiolão”, “Ronaldo da Cemig” ou “Ronaldo do Coral”. Viveu sua infância com o irmão mais novo Roberto Vasconcelos Costa, que faleceu precocemente aos 17 anos de idade em um acidente automobilístico.

Ronaldo, desde criança, era muito carismático, inteligente e sendo motivo de orgulho para seus professores e diretores em todas as escolas que frequentou. Cursou seus estudos primários na Escola Municipal Dr. Mateus Salomé de Oliveira e na Escola Municipal Coronel Joaquim da Silva Guimarães. Prosseguiu o Ensino Fundamental na Escola Quinto Alves Tolentino, finalizando o 2º Grau na Escola Normal Nossa Senhora Aparecida, formando-se no Curso de Magistério.

Na adolescência, teve aulas de violão com o saudoso Portela. Desde então revelou seu talento para a música.  Advindo de família religiosa e católica rapidamente usou seu talento e sua voz para servir a Igreja, iniciando em Grupos de Jovens e, posteriormente, aos 18 anos, no Coral do Rosário até os últimos dias de sua vida. Sua voz marcante sempre destacou, emocionou e abrilhantou as celebrações eucarísticas. Assim, era solicitado para também cantar em casamentos e outras cerimônias. Dotado de uma memória musical espetacular, não havia festas em família ou reuniões entre amigos sem Ronaldo, sua voz, seu violão!

Participou de vários Festivais da Canção em Cláudio. Sua presença de palco era marcante! No ano de 2.000 foi finalista do Musicanto Popular interpretando ao lado do Sr. Jair Culatinha a música “Libertas Gerais”, de autoria de seu amigo Iran Carvalho. Ronaldo sempre valorizou os músicos claudienses.

Como filho dedicado, ainda bem jovem, ajudou o pai nas atividades do famoso “Bar do Gaiolão”. Sua popularidade fez crescer seu círculo de amizades, que desde a infância demonstrava grande apreço por pessoas idosas, conquistando como amigos os saudosos Professor Aldo e Chico Barbudo - amizades das quais falava com muito orgulho.

Aos 17 anos, após concluir o 2º Grau, prestou concurso para a CEMIG. Passou pelo treinamento na cidade de Sete Lagoas e foi designado a trabalhar em Divinópolis, iniciando sua carreira como leiturista. Por causa de seu amor e suas raízes em Cláudio, optou em ir e voltar todos os dias. Nas idas e vindas concretizou seus dotes solidários, prestando serviços para pessoas amigas e também desconhecidas, levando e trazendo encomendas, não medindo esforços para atender àqueles que o procuravam. Destacava-se por seus préstimos “extra-plantões” a vários “consumidores da Cemig”. Muitas vezes pagava contas atrasadas de pessoas menos favorecidas, para evitar-lhes o corte de energia, enfatizando sua generosidade.

Sempre responsável e comprometido com seu trabalho, após onze anos de carreira foi promovido ao cargo de eletricista e transferido para Cláudio, aposentando-se em 2018.

Dedicava sua vida aos pais, aos amigos, à família que constituiu em 18 de fevereiro de 1989, quando se casou com Edna Maria Gonçalves Pinto, com quem teve três filhos: Carlos Henrique, Roberta e Sarah e duas netas: Ana Júlia e Ana Lara.

“Ronaldo do Gaiolão”, “Ronaldo da Cemig” ou “Ronaldo do Coral” com seus dons musicais e pessoais serviu a Deus e ao próximo na Igreja, no trabalho, na família, na comunidade, deixando um legado de otimismo, alegria, companheirismo, solidariedade....

No dia 12 de setembro de 2021, Ronaldo termina precocemente sua caminhada terrena para juntar-se ao coro dos anjos celestes e brilhar como uma estrela junto de Deus.

Aos seus familiares, nossas sinceras condolências reiterando que esta Câmara não poderia deixar de se associar ao seu pesar. Manifestamos nosso profundo respeito e rogando a Deus que traga conforto aos corações enlutados. Desejamos que a paz, o consolo e a força da fé reinem no meio de todos, primando o amor a Deus sobre todas as coisas para que o Sr. Ronaldo Vasconcelos Costa descanse em paz.

Claudio, 14 de outubro de 2021