Sexta, 02 Julho 2021

MOÇÃO Nº 14/2021

Os vereadores que a presente assinam, no uso da função legislativa que lhes confere o Regimento Interno desta Câmara e nos termos da Resolução nº 110/2011, requerem se digne essa Mesa Diretora, “ad referendum” do Plenário desta Egrégia Casa; a encaminhar esta “MOÇÃO DE PESAR” à família de Renato Vitalino Leite, pelo seu falecimento.

Renato Vitalino Leite era daquelas pessoas que produzia com amor, arte e emoção os frutos do seu trabalho. Nasceu na cidade de Cláudio em 23 de outubro de 1974. Filho de Terezinha Maria Leite e José Leite Sobrinho, teve 12 irmãos, sendo eles Maria das Graças, Reinald, Geraldo, José Leite, Lázaro, Reginaldo, Regina, Ronaldo, Romilda, Leonardo, Aparecida e Renilda.

Estudou na Escola Estadual Inocêncio Amorim até a quarta série e começou a trabalhar muito cedo, na empresa Fundimig quando tinha 14 anos de idade. Depois dali passou por outras empresas.

Conheceu a esposa Mônica no ano de 1994, namorou quatro anos e casou-se em 30 de janeiro de 1998, na Igreja Nossa Senhora da Conceição de Cláudio (Matriz).

Após seis meses de casamento, foi morar em Belo Horizonte para trabalhar na padaria de seu irmão José Leite, tendo sido lá que começou sua profissão de Padeiro, ofício que carregou com muito zelo, amor e entusiasmo até o término da vida.

Na capital, aprendeu a fazer as deliciosas guloseimas. Depois de algum tempo, voltou para Cláudio e foi trabalhar na antiga Padaria Central, seguido de várias outras padarias da cidade. No entanto, o seu grande sonho era ter seu próprio empreendimento.  Depois de quatro anos de casado, teve seu primeiro filho, José Vinícius, e, passado mais quatro anos, nasce o caçula Jhuan Victor.

Em 2012 conseguiu realizar seu sonho. Obteve a sua própria padaria no Bairro do Rosário (Padaria Nossa Senhora do Rosário). Por três anos trabalhou com dedicação e amor, mas devido a problemas de saúde, achou melhor vender o negócio.

Renato gostava de ajudar com pães os asilos, Santa Casa e APAE, sem aparecer para as pessoas. Como dizia Jesus: “Fazer o bem sem mostrar a quem...”.

Mas Renato, como bom profissional e competência, não parou... Voltou a trabalhar na Padaria SD, ensinou o seu serviço de padeiro para várias pessoas, inclusive três sobrinhos e um afilhado.

Durante 20 anos, fazia bolos maravilhosos de aniversário e casamento para parentes e amigos.

Infelizmente, no dia 10 de maio de 2021, veio a falecer de Covid-19. Deixou a esposa Mônica, com quem viveu por 24 anos de união, além dos filhos José Vinícius (19 anos) e Jhuan Victor  (14 anos). Deixou com legado maior a sua honestidade.

Aos familiares de Renato Vitalino Leite nossos sinceros sentimentos de solidariedade e o nosso desejo de que ele esteja em paz ao lado de nosso Pai Celestial. Aos que ficam, registramos o orgulho e a admiração deixada para todos que tiveram o privilégio do convívio.

Cláudio, 02 de JULHO de 2021

MESA DIRETORA