Terça, 11 Mai 2021

MOÇÃO Nº 11/2021

Os vereadores que a presente assinam, no uso da função legislativa que lhes confere o Regimento Interno desta Câmara e nos termos da Resolução nº 110/2011, requerem se digne essa Mesa Diretora, “ad referendum” do Plenário desta Egrégia Casa; a encaminhar esta “MOÇÃO DE PESAR” à família do Sr. José Fideles Neto pelo seu falecimento.

José Fideles Neto nasceu em Cláudio, Minas Gerais, no dia 17 de maio de 1946. Filho de Sétimo Pereira de Melo e Maria José Pereira. Tinha o apelido como todo claudiense de “Zé do Sete” por causa do nome de seu pai. Teve dois irmãos Antônio e Alvarina.

Desde menino começou a trabalhar junto com seus pais nas “lidas” da roça, na propriedade que possuíam na comunidade rural de Custódios. Sendo esta propriedade herdada por José Fideles com o falecimento de seus pais. Lugar onde ele sempre trabalhou e tinha um grande amor por aquelas terras. Fez de tudo na roça, fazia carvão, carreava, batia pasto, tirava leite, plantava, capinava, picava lenha, criava gado, galinhas e porcos.

Casou-se em 04 de Outubro de 1980 com Maria das Graças Silva Fideles. Desta união tiveram dois filhos Dênio e Aline. Todos os dois filhos casados, sendo que Aline lhe deu dois netos Breno e Júlia que eram a paixão do avô.

Como sempre foi trabalhador rural, associou-se ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cláudio em 14 de Março de 1977. Em 1979 foi convidado a fazer parte da chapa que concorreria às eleições da Diretoria Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cláudio, sendo a chapa eleita e o Sr. José Fideles Neto assumindo o cargo de Tesoureiro da entidade em 07 de Abril de 1980. Ficou neste cargo até Abril de 1998 quando a partir daí assumiu o cargo de diretor Presidente do Sindicato.

Participou de várias lutas em defesa do trabalhador rural sempre participando de congressos junto CONTAG e FETAEMG buscando sempre melhorias para o trabalhador do campo.

Fez parte em vários conselhos do município como: Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Conselho Municipal da Merenda Escolar, CBH-Pará (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará), Colméia - Coletivo Local de Meio Ambiente - Programa Pró Mananciais, Conselho da Cidade de Cláudio, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, entre outros.

José Fideles Neto veio a falecer no dia 21 de abril de 2021 em decorrência de complicações da COVID.

Deixou para todos nós a lembrança e exemplo do homem que sempre lutou por melhores condições de vida do homem do campo. Sempres foi um homem justo, de coração enorme e muito humano.

Aos familiares de  José Fideles Neto nossos sinceros sentimentos de solidariedade e nosso desejo de que ele esteja em paz ao lado de nosso Pai Celestial. Aos que ficam, registramos o orgulho e a admiração deixada para todos que tiveram o privilégio do convívio.

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vos teria dito. Vou preparar-vos lugar.” (João 14:1-2)

Cláudio, 11 de maio de 2021.

MESA DIRETORA:

TIM MARITACA